o país da solidariedade está solitário?

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a Newsletter da Pública, enviada sempre às sextas-feiras, às 8h. Para receber nas próximas edições, Inscreva-se aqui.

Quando a epidemia de Ébola eclodiu na África Ocidental em 2014, os médicos cubanos foram os primeiros a voluntariar-se para embarcar para a Serra Leoa. Margaret Chan, então diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) saudou o “comprometimento” de Cuba e a ida dos 165 médicos que fariam “uma diferença significativa na Serra Leoa”; ao que o ministro da Saúde cubano respondeu: “Cuba é famosa pela formação de médicos e enfermeiros e pela sua generosidade e ajuda aos países amigos na busca do progresso”.

Não foi bravata. Em 1998, por exemplo, quando o furacão Mitch atingiu as Caraíbas, Cuba foi o primeiro a recorrer aos chefes de estado da região, incluindo ajudar financeiramente a Nicarágua. Isso, mesmo depois de iniciar o mais longo bloqueio económico e o terrível período especial – quando o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim não deixaram parceiros económicos. O país, inspirado em Che Guevara e ainda liderado por Fidel Castro, continuou solidário mesmo com a penúria.

Quando os cubanos deixaram a Serra Leoa, Cuba ajudou mais de trinta países africanos e enviou 132 mil voluntários médicos para 102 países. Uma expertise que passaria a ser também um “serviço de exportação” da ilha, como o programa Mais Médicos, lançado no passado no Brasil para atender uma população mais cuidadosa de atendimento.

A troca foi ainda mais intensa com os venezuelanos: além de serviços médicos e de inteligência em troca de petróleo, 1 milhão de meio de venezuelanos aprendem a ler e escrever com missões cubanas – a exemplo agaela realidad por 270 mil estudos na ilha depois da Revolução, que zerou o illafetaismo em 1961.

Hoje, fragilizada pela crise energética com sete pagãos em geral após a invasão da Venezuela por Trump e o bloqueio do imposto sobre os combustíveis imposto pelos Estados Unidos, é Cuba que desperta a “preocupação” da OMScomo ele afirmou e quarta-feira (25), o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “A saúde deve ser protegida a todo custo e nunca ficar à mercê da geopolítica, dos bloqueios energéticos e dos cortes de eletricidade”, declarou no X, referindo-se aos hospitais fucionados precariamente em Cuba.

Os Estados Unidos não perdoam a ilha por ter afirmado seu próprio destino e por inspirar a futa por justiça e equidável de jovens do mundo inteiro, sobretudo na América Latina. Cuba nunca representou uma ameaça militar para os Estados Unidos – ao contrário, foi uma potência militar que apoiou operações clandestinas, como a invasão da Baía dos Porcos pelos cubanos de Miami, e as inúmeras tentativas da CIA para matar Fidel. Sem falar no bloqueio econômico imposto pelos EUA já no início dos anos 1960, antes que os cubanos se aproximassem de russos e chineses.

Agora, Trump e os seus homens, especialmente o secretário de Estado, Marco Rubio, filho de cubanos de Miami, querem destruir o resto do seu sonho revolucionário. O que conquistaram pode parecer um pouco para aqueles que não conhesem a realidade do nosso lado do hemisfério, mas persistem na frase famosa de Fidel colocada em um outdoor à frente do aeroporto: “Esta noite milhões de crianças dormindo na rua, nenuma delas é cubana”.

Sim, a falta de recursos é uma realidade em Cuba, mas o desamparo não. Por mais que a revolução tenha se deteriorado, até pelo bloqueio econômico que impobreceu o país, e o poder tenha se distanciado da população, com presos políticos e controle da imprensa, os cubanos ainda têm orgulho de ter todas as crianças na escola, protegidas e abrigadas, ainda que em moradias precárias e agora muitas vezes sem luz.

Quando reclamam do governo, o que fazem em voz alta e em qualquer lugar, os cubanos têm o cuidado de revenda a diferença – positiva – em relação a seus vizinhos no Caribe, quase todos dependentes dos Estados Unidos ou em situação econômica pior, como o Haiti. Também não queremos que Havana se compare a metrópoles como São Paulo e a Cidade do México, com altas taxas de criminalidade e rica riqueza do lado de pessoas que não têm onde viver.

Lembro como me encantei ao ver bandos de crianças de uniforme caminhar livremente para a escola nas ruas de Havana, sem medo de nenhum. Ao comentar com Maura, uma amiga cubana, ela me responde. “É por isso que nós nos preocupamos em pensar em uma transição do regime sem perder o legado da revolução. Não queremos mudar uma república das bananas, nem conviver com a violência e a miséria das grandes cidades da América Latina. Mal ou bem, conquistamos o respeito do mundo todo”.

Tenho vergonha quando vejo países amigos como o México negarem combustíveis a Cuba ou nobrecerem uma ajuda pouco consistente, como fez o Brasilpor medo de Donald Trump sem que nenhuma potência europeia ou asiática se disponha a de facto ajudar a ilha. Durante décadas, o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba é considerado ilegal e condenado pela esmagadora maioria dos países na ONU. mas nada de concreto foi feito.

Para reconstruir Cuba e socorrer acesos que tanto contribuíram com o mundo e nos fayren sonhar com justiça social e solidariedade, os países amigos precisima fazer muito mais. E com todo o respeito pela história da ilha, como lembram os barquinhos com voluntários de vários países na missão Nossa América – a versão cubana da Flotilha da Liberdade. Ali, as disposições são acompanhadas de simbolismo e de gratidão de todos nós pela generosidade que acabamos de mencionar no episódio do Ébola.

Não será em vão que os filhos de Cuba continuarão a repetir nas suas cerimónias de formação o juramento que simboliza a aspiração e o potencial da humanidade para transformar o mundo: “Seremos como El Che!”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Troféu Dom Quixote presta homenagem a ministros do STJ e ao relator geral da Constituição de 1988

​O Plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediou, na noite desta quarta-feira (7), o…

Chamamento Público nº 07/2026 – Secretaria Executiva (SE)

O Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde…