Depois de uma longa espera, eis o lançamento do novo Volkswagen Tera 2026. O SUV de entrada da marca fica posicionado entre o Polo e Nivus, com uma estratégia que inclui o motor 1.0 aspirado na versão de entrada com preço, ao menos no lançamento, abaixo dos R$ 100 mil. O principal alvo da marca é enfrentar modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Sua base é a conhecida MQB-A0, com produção em Taubaté (SP). Em medidas, o VW Tera chega aos 4,15 m e mantém o entre-eixos que conhecemos de Polo e Nivus, com 2.566 mm, mas o reforço de aparência SUV vem na altura de 1.504 mm e largura de 1.777 mm, sem contar os retrovisores externos. No porta-malas, 350 litros pela medição VDA. Veja na tabela os números.
VW Tera | |
Comprimento | 4.151 mm |
Entre-Eixos | 2.566 mm |
Largura | 1.777 mm |
Altura | 1.504 mm |
Porta-Malas | 350 litros (VDA) |
Em motorização, o Tera MPI usa o motor 1.0 aspirado, 3-cilindros, com 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm e câmbio manual de 5 marchas, a única versão com este conjunto. Acima, o Tera TSI com câmbio manual usa o conjunto 170 TSI, com 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com a caixa de 5 marchas – a partir disso, o Tera recebe o câmbio automático de 6 marchas no Comfort e High.
18
Fonte: Volkswagen
Na lista de equipamentos, o Volkswagen Tera tem alerta de colisão com frenagem automática em todas as versões, inclusive MPI manual, assim como a central multimídia VW Play com tela de 10″ e o painel de instrumentos digital, de 8″ até a versão High, que recebe a de 10,25″. Veja abaixo as versões, preços e principais equipamentos.
VW Tera 2026: preços, versões e equipamentos

Foto de: Volkswagen
- 6 airbags (frontais, laterais e de cortina);
- frenagem automática de emergência;
- ar-condicionado;
- banco do motorista com ajuste de altura;
- assistente de partida em rampas;
- coluna de direção com ajustes de altura e profundidade;
- retrovisores externos elétricos;
- vidros dianteiros e traseiros elétricos;
- faróis e lanternas em LEDs;
- painel de instrumentos em tela de 8″;
- piloto automático;
- rodas de 15″ com calotas;
- sensor de estacionamento traseiro;
- chave canivete com controle;
- frenagem pós-colisão;
- controles de tração e estabilidade
- computador do bordo;
- sistema multimídia VW Play com espelhamentos sem fios e tela de 10″;
- detector de fadiga.

Foto de: Volkswagen
Tera MPI +
- rodas de 16″ com calotas;
- aplique no painel;
- volante em couro;
- Opcionais: VW Play Connect (R$ 1.590)/ Rodas de 16″ de liga-leve (R$ 1.720)

Foto de: Volkswagen
Tera TSI MT +
- rodas de 16″ diamantadas;
- VW Play Connect;
- piloto automático adaptativo;
- Chave presencial com partida por botão;
- Aletas para trocas de marchas no volante
- Opcional: Pacote Conforto (ar-condicionado automático digital e carregador por indução): R$ 1.400.
Tera Comfort +
- Rodas de 17″ diamantadas;
- luzes ambientes;
- ar-condicionado automático e digital;
- Painel de instrumentos com 10,25″;
- Bancos em revestimento premium;
- câmera de ré;
- Carregador de smartphone por indução
- Opcional: Pacote ADAS (assistente de mudança de faixa e detector de ponto-cego): R$ 2.839
- Opcional: Pacote Outfit The Town (Rodas escurecidas, detalhes em preto, teto em preto) – Versão de R$ 142.290 + ADAS de R$ 2.839