A eleição deste ano pode terminar no dia 6 de outubro que finaliza o primeiro turno, ou no dia 27 do mesmo mês, quando será realizado o segundo turno das eleições nos municípios. Dos cinco candidatos que concorrem ao cargo majoritário, todos apresentam propostas de desenvolvimento em vários setores da municipalidade, no entanto, um dos assuntos que mais foi explorado durante este período eleitoral refere-se à implantação do pedágio no sistema free flow nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga.
Durante entrevista com o candidato à reeleição, o prefeito Caio Cunha (Podemos), ele não descartou a possibilidade de “melar”, a decisão do governo do Estado de São Paulo de trazer o sistema de cobrança para as duas rodovias.
A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, através do Departamento Jurídico ainda tem esperança no revés. Outro assunto que será tratado entre as futuras autoridades municipais é a extensão da linha Coral 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o distrito de César de Souza.
Os atuais candidatos ainda discutiram as reformas das estações de trens dos distritos de Jundiapeba e Braz Cubas, Estação Central e Estudantes ligando os futuros terminais às estações. Também outro desafio para o futuro prefeito e o Poder Legislativo será a batalha pela reabertura do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.
Ainda dentro deste processo de desafios não se pode deixar de falar da reestruturação da área central que perdeu muitos comerciantes e deixou que inúmeras pessoas ficassem desempregadas.