Foi dada a largada para a corrida eleitoral nas eleições que ocorrem no domingo 6 de outubro de 2024. Os eleitores serão responsáveis por eleger, através da cidadania do voto, o próximo prefeito, vice-prefeito e vereadores que comandarão o município nos próximos quatro anos.
Guararema contabiliza 107 registros de candidatos que pleiteiam uma cadeira de vereador no parlamento e quatro registros para o cargo de chefe do Executivo municipal. São 11 vagas disponíveis na Câmara para o mandato de 2025 a 2028.
O atual prefeito, José Luís Eroles Freire (PL), o Zé, tenta a reeleição e terá como vice, Odvane Rodrigues da Silva (PL). Ambos integram a coligação “Uma nova Guararema a cada dia“, que compõem as legendas: PMB, PSD e PL. O ex-vereador Luiz Alvez Pereira (PDT), terá como vice, Leandro do Maracatu (PDT). Não possuem coligação. Já o jornalista João Augusto da Silva, o Figueiredo (PSB), terá como vice, Nelson de Moraes (PSB), ambos sem partidos coligados. Por fim, a pastora evangélica Jessiane Iara da Silva (Republicanos) terá como vice, Ademir Despachante (Republicanos). Os dois candidatos também não possuem coligação.