10 de dezembro de 2024 21:15

Município de Guararema reforça medidas e ações preventivas contra o Aedes

Cidade adere à Semana Estadual de Mobilização Contra Arboviroses Foto: Divulgação/PMG

Compartilhe este conteúdo...

Visando reforçar uma série de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Guararema adere à Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo.
Por isso até o sábado (16) a Secretaria Municipal de Saúde promove ações rotineiras de verificação de possíveis focos de infestação do mosquito e durante este período, a Pasta intensifica as orientações e conscientização com distribuição de panfletos informativos nas feiras livres do município, visitas presenciais em empresas, jardins e no formato “casa à casa”.

Além de aderir à Semana Estadual, rotineiramente, o município promove ações para evitar a proliferação do mosquito que pode matar. Também serão repassadas informações pertinentes ao tema nas salas de espera das Unidades de Saúde, fazendo com que assim cada vez mais famílias se previnam contra o Aedes aegypti ao adotar atitudes simples dentro de casa.

Exemplos de medidas fáceis de serem adotadas são a verificação diária dos quintais, com a eliminação de possíveis focos do mosquito, que se prolifera em água parada. Portanto, caixas d’água e lixeiras devem estar sempre tampadas, garrafas sempre viradas com as bocas para baixo, pneus e outros objetos armazenados em locais cobertos, calhas e ralos sempre desentupidos.

O objetivo da Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, segundo o Governo do Estado de São Paulo, é “antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente, devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais”.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS