Durante a realização da audiência pública de prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Finanças de Arujá divulgou importantes dados para a sociedade. Na ocasião, o secretário de Finanças, Caio Araújo, revelou dado oficial bastante expressivo: o crescimento da taxa de investimento municipal, conhecido também como despesa de capital, que mostra o avanço histórico do percentual de investimentos em obras e construções no município em 2024.
Para se ter ideia, em 2019, o investimento em obras foi de apenas 1,96% da arrecadação, enquanto em 2024, a Prefeitura Municipal de Arujá investiu 13,3% de sua arrecadação em obras públicas.
Essa iniciativa prova que a gestão do prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, está comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, desde que assumiu o cargo mais importante da cidade, o de gestor público. Para governar, ele conta com equipe de trabalho coesa e, também a participação da população, no governo participativo.
Desenvolvimento:
A taxa de investimento é um indicador importante do desenvolvimento da cidade, demonstrando o quanto o município está investindo em obras e equipamentos, construindo o futuro no médio e longo prazo, não só para atender às demandas de hoje, afinal, esse tipo de índice não se limita apenas à construção de novos espaços públicos, mas também inclui a modernização e manutenção da infraestrutura urbana.
Projetos como pavimentação de ruas, construção de unidades de saúde, ampliação de escolas e fortalecimento do sistema de saneamento básico dependem diretamente desses recursos. A aplicação eficiente dessa taxa é fundamental para estimular o crescimento econômico local. Tais medidas ainda geram empregos e contribuem para o bem-estar coletivo, sendo a gestão estratégica da taxa de investimento municipal essencial para assegurar que a cidade cresça de forma sustentável e inclusiva, garantindo a execução de projetos essenciais e impactando a sociedade.