22 de dezembro de 2024 12:10

Mogianos campeões do Sul-americano de Kyokushin estão classificados para o Mundial

Compartilhe este conteúdo...

Três atletas de Mogi das Cruzes sagraram-se campeões, em diferentes categorias, e mais dois conquistaram bronze na 15ª edição do Campeonato Sul-americano de Karate Kyokushin, que ocorreu nos dias 7 e 8 de dezembro, em Brasília. Todos estão classificados para o Mundial do Japão, em abril de 2025.


Da Furlan Academia, Lucas Duque, de 35 anos, e Larissa Nunes, de 9, brilharam no pódio em primeiro lugar no kata adulto avançado e mirim feminino leve, respectivamente. Adriana Mattos, de 41, categoria veterano sênior pesado, e Alexandre Nascimento (juvenil masculino), de 15, foram bronze.


Vale ressaltar que Alexandre é um talento que despontou no Centro de Artes Marciais de Jundiapeba e passou a contar com o apoio da Furlan Academia. Este ano ele também conquistou bronze no Campeonato Brasileiro.


Um dos destaques da competição foi a mogiana Marina Issa, de 17 anos, que faturou o tricampeonato Sul-americano, sendo por duas vezes campeã na principal modalidade, absoluto. Marina iniciou sua trajetória no esporte na Furlan Academia, e atualmente treina em Brasília, representando o Distrito Federal nas competições.


Este foi o maior e mais disputado Sul-americano da história do Kyokushin, com a participação de mais de 350 atletas de seis países. Contou com a presença do mestre mundial da modalidade Shokei Matsui, entre outros representantes internacionais de peso.


O professor da Furlan Academia, Marcos Furlan, também participou do campeonato como árbitro internacional ao longo dos dois dias de intensa programação. Ele destaca o resultado positivo do Kyokushin Mogi neste ano, quando a modalidade completa cinco décadas de existência na cidade: “Tivemos resultados satisfatórios, que consolidam a força do nosso karate no município. No Sul-americano dos cinco atletas da equipe de Mogi, quatro pegaram pódio, sendo dois campeões. Agora estamos na expectativa do Mundial, lembrando que ainda temos o jovem Leandro Onishi já classificado e com passagem garantida para o Japão”.

50 ANOS DE KYOKUSHIN MOGI
O Kyokushin é uma modalidade de karate de combate, presente em mais de 130 países e implantado no Brasil e demais países da América do Sul pelo Shihan Seiji Isobe, há 52 anos.
Foi o próprio Shihan Isobe, a convite do professor de judô Yoshiteru Onishi, que deu início ao Kyokushin em Mogi das Cruzes, em 1974, num prédio próximo ao Mercado Municipal, na Rua Cel Souza Franco.


São 50 anos de atividades ininterruptas, que hoje prosseguem nas instalações da Furlan Academia, na Rua Navajas, 529, Mogilar, tendo à frente o professor Marcos Furlan, faixa preta 5º Dan, alta graduação que lhe confere o status de shihan: “Dediquei 38 anos da minha vida a este esporte. Fui aluno, professor, atleta e por 30 anos dono da academia. O Kyokushin transformou minha vida, me deu a oportunidade de conhecer vários países, formar muito campeões e, sobretudo, contribuir na formação de cidadãos de princípios através das artes marciais. Foram mais de dez mil alunos”.

KYOKUSHIN MOGI CONSOLIDA SUA FORÇA E TRADIÇÃO
Os 50 anos do Kyokushin Mogi foram celebrados no início do ano com a realização do Torneio Mogiano, que contou com a presença do Shihan Shihan Isobe. Entre os atletas participantes estavam Leandro Onishi, neto do professor de judô Yoshiteru Onishi que abriu as portas para a modalidade no município.


O ano de 2024 também foi marcado por relevantes conquistas para a Furlan Academia. Em setembro a equipe conquistou oito medalhas no Campeonato Brasileiro. Dos 16 atletas que representaram o município em Minas Gerais, cinco foram campeões, dois, vices e um, bronze.


Em maio a equipe mogiana fez história no Campeonato Paulista, realizado em Ribeirão Pires, conquistando o título de melhor equipe. Dos 14 atletas participantes, dez foram medalhistas, sendo sete campeões, um vice-campeão e três bronzes.


Marcos Furlan, que também foi atleta de Kyokushin, e conquistou importantes títulos internacionais, demonstra-se animado com a nova geração de atletas da cidade: “São crianças, jovens e adultos que nos trouxeram muitas alegrias neste ano muito especial dos 50 anos de Kyokushin Mogi. Consolidamos nossa força na cidade, e esperamos continuar inspirando as novas gerações”.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS