Mogi das Cruzes mais uma vez se destacou no Alto Tietê devido às medidas que promovem a empregabilidade e fechou o mês de abril com o saldo positivo na geração de postos de trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (29).
Dos 635 empregos gerados na região, no período, 448 oportunidades foram na cidade mogiana, o que representa cerca de 70% das vagas.
Este número foi impulsionado pelo expressivo desempenho do setor de serviços, que criou 170 vagas em abril, acompanhado do setor do comércio que gerou outras 157 – com destaque para a reparação de veículos automotores e motocicletas. As áreas que mais contrataram foram Administração Pública (96) e Alojamento e Alimentação (59).
Somente no primeiro quadrimestre deste ano, o Alto Tietê registrou 3.752 oportunidades de trabalho. Mogi das Cruzes lidera a geração de postos de trabalho com carteira assinada somando 3.172 vagas de serviços diversos, totalizando 84,54% das ofertas da região.
O município apresentou o melhor desempenho regional e nos últimos quatro anos gerou mais de 19.589 oportunidades de trabalho.
Para dinamizar o setor, a Prefeitura Municipal desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.
Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho, foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.
As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC Jundiapeba.
O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado no site oficial da prefeitura.