18 de outubro de 2024 01:36

No data was found

Migração de Tarcísio para o PL o coloca como presidenciável e mexe nas eleições da Câmara e Senado

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atualmente no Republicanos, deve se filiar ao PL Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comunicou ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sua intenção de se filiar ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda este ano. Sua saída do Republicanos deverá ser tranquila. A mudança deve facilitar o apoio do Palácio do Planalto ao deputado Marcos Pereira, candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.

As eleições para presidência da Câmara e Senado ocorrerão em fevereiro de 2025, mas já movimentam os bastidores da política. Marcos Pereira, presidente do Republicanos, é um dos favoritos à cadeira de Lira. O Planalto se articula para impedir que opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhem poder na direção da Câmara e Senado.

Embora Tarcísio negue intenções de concorrer à Presidência em 2026, quando Lula planeja disputar a reeleição, a cúpula do PT é cética e acredita que Tarcísio será o principal nome da direita contra o atual presidente e hesitam em apoiar Marcos Pereira enquanto isso.

Assessores de Tarcísio acreditam que mudar de partido agora poderia impactar sua base de apoio no Estado e as alianças para a reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Com Bolsonaro inelegível até 2030, a filiação de Tarcísio ao PL, partido com 94 deputados e 13 senadores, lhe dará mais acesso ao Fundo Eleitoral. Tarcísio já é um potencial candidato ao Planalto em 2026, conforme o último levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas a pedido do PL.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS