A Prefeitura de Bertioga ampliou a fiscalização das atividades no mar por meio da Operação Navegue Seguro, em conjunto com a Marinha do Brasil. No último final de semana foram realizadas mais de 20 abordagens. As atuações têm o objetivo principal de evitar acidentes, conscientizando os condutores das navegações e fortalecendo o turismo náutico de forma segura.
No sábado (11) foram realizadas 10 abordagens em condutores de motos aquáticas, nove lanchas e duas bananas boat, sendo que uma delas teve os trabalhos paralisados, pois o condutor não possuía a documentação necessária.
No domingo (12) os fiscais da Marinha do Brasil e da prefeitura abordaram três capitães de lanchas, destes, dois foram notificados por estarem com os documentos vencidos.
De acordo com o diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, as operações conjuntas entre a prefeitura e Marinha destacam o compromisso de Bertioga em ser uma cidade organizada e preparada para o desenvolvimento do turismo náutico. “Essas ações garantem segurança para os turistas e para a navegação, fortalecendo a confiança no destino e atraindo cada vez mais visitantes e investimentos em um dos setores que mais impulsionam a geração de emprego e renda na cidade”, afirmou.
Operação Navegue Seguro
A campanha tem como meta abordar os principais fatores que contribuem para acidentes náuticos, incluindo:
Ausência de habilitação dos condutores;
Documentação vencida ou incompleta das embarcações;
Falta de equipamentos de segurança obrigatórios, como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio;
Superlotação das embarcações;
Condições inadequadas de navegabilidade;
Consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, coibido por meio do uso de etilômetros.