Ao longo deste mês, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha Março Lilás, voltada à conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero. A iniciativa integra o programa Saúde em Cores e reforça a importância da realização do exame citopatológico, especialmente entre mulheres de 25 a 64 anos.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão intensificadas a orientação sobre a importância do exame preventivo, que é gratuito e oferecido na rede municipal. Além disso, será realizada busca ativa de mulheres na faixa etária recomendada que não tenham realizado o exame nos últimos três anos, com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer a prevenção.
O câncer do colo do útero pode ser identificado precocemente por meio do exame citopatológico, o que aumenta significativamente as chances de tratamento adequado. A recomendação é que mulheres entre 25 e 64 anos mantenham o exame em dia, conforme orientação das equipes de saúde.
As mulheres interessadas em realizar o exame preventivo podem procurar a UBS mais próxima para orientações de preparo e não há necessidade de agendamento prévio para a realização do exame. Outras informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde do município.
Saúde bucal
Além de todas essas ações, na área da saúde, dentro da programação mensal, entre os dias 16 e 20 de março, as Unidades de Saúde promovem a Semana de Ação em Saúde Bucal, com atividades educativas nas salas de espera, abordando a importância da higiene bucal e a prevenção de doenças.