• Home
  • Destaque
  • Mara Bertaiolli participa de comemoração de 14 anos da Unica Jundiapeba, em clima de Carnaval

Mara Bertaiolli participa de comemoração de 14 anos da Unica Jundiapeba, em clima de Carnaval

A prefeita Mara Bertaiolli participou, nesta sexta-feira (13/02), da festa “Aloha”, em comemoração aos 14 anos da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Jundiapeba, completados no último dia 4 de fevereiro. O evento, realizado em clima carnavalesco para marcar o início das atividades de 2026, reuniu alunos atendidos na Academia da Terceira Idade e familiares, promovendo integração, convivência e incentivo à qualidade de vida.

 

Outras unidades municipais, como a UNICAFISIO, no Rodeio, o Pró-Hiper, no Mogilar, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó, também promoveram atividades com ambientação inspirada no Carnaval e momentos de confraternização, fortalecendo vínculos e celebrando a data com alegria, acolhimento e prestação de serviços.

Celebrar os 14 anos da Unica Jundiapeba ao lado dos nossos idosos e suas famílias é reafirmar o compromisso da Prefeitura com um atendimento humanizado e políticas públicas que valorizam a longevidade ativa, com mais saúde, autoestima e qualidade de vida”, destacou a prefeita.

 

Também acompanharam a visita o secretário-adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot; o coordenador das Unicas Jundiapeba e Fisioterapia (Rodeio), Lucian Guedes; a gerente de contratos do Cejam – OSS responsável pela gestão das unidades -, Juliana Romagnolo; e a coordenadora assistencial Dilma Anjos.

 

Durante a atividade, foram arrecadados 160 pacotes de absorventes, destinados ao Fundo Social. “Eventos como este mostram que saúde também se faz com acolhimento e solidariedade. É gratificante ver a mobilização da comunidade em prol de quem mais precisa”, ressaltou o secretário-adjunto Luiz Bot.

 

Da mesma forma, a UNICAFISIO, no Rodeio, entrou no clima pré-carnaval nesta quinta-feira (12/02), com a Festa do Havaí, com arrecadação de 650 produtos de higiene pessoal também destinados ao Fundo Social. A importância da mobilização solidária é destacada pela presidente do Fundo Social, Maira Cusatis. “Quando a comunidade se une em ações como essa, transformamos pequenos gestos em grandes impactos na vida das famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

 

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, que acompanhou a atividade, reforçou a importância das ações integradas. “Cuidar da saúde, além de atendimento clínico, é oferecer espaços de convivência, promover bem-estar e estimular hábitos saudáveis, especialmente para a população idosa”, apontou.

 

Ainda nesta sexta-feira (13/02), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó) ofereceu serviços especiais aos pacientes, com testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Estrutura e atendimento
A Unica Jundiapeba foi inaugurada em 4 de fevereiro de 2012, quando o atual vice-prefeito Téo Cusatis era secretário municipal de Saúde. Desde então, atua como Centro de Especialidades Médicas para a população da região e, além das consultas e exames mediante encaminhamento médico, conta com academia equipada, piscina coberta e aquecida para atividades com a terceira idade.

 

Atualmente, a Academia da Terceira Idade da Unica Jundiapeba conta com 504 alunos inscritos – 267 na hidroginástica e 237 na musculação -, que participam de 264 aulas mensais e 528 atendimentos de fisioterapia. Na clínica de especialidades, apenas no ano passado, foram de 12.300 consultas especializadas, 6.700 exames, 1 mil procedimentos cirúrgicos e 2.300 atendimentos odontológicos.

 

A UNICAFISIO, inaugurada em 2016, originalmente em Braz Cubas – prédio que passa por reforma para voltar a receber o serviço -, atende 570 pessoas na Academia da Terceira Idade e 500 em fisioterapia.

 

Matinê Carnaval 60+
A programação carnavalesca também movimentou o Pró-Hiper com os alunos da unidade, pela manhã, em evento realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e à tarde, com a Matinê Carnaval 60+, promovida pela Secretaria Municipal de Longevidade.

 

As festas temáticas também tiveram como propósito promover a integração entre alunos, idosos e familiares, fortalecendo vínculos e celebrando o Carnaval com música e alegria, além de decoração especial e música temática. À tarde, o evento contou com feira de artesanato e alimentos promovida pelo programa Conduz, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Inaugurado em 2008, o Pró-Hiper atende atualmente cerca de 1,5 mil pessoas com mais de 60 anos, oferecendo aulas supervisionadas de musculação e hidroginástica, além de palestras sobre qualidade de vida e outras atividades voltadas ao envelhecimento saudável.

VEJA MAIS

Vereadores de Biritiba cobram mais ação do prefeito Inho

Cobrança para a cidade de Biritiba Mirim se desenvolver  tem sido o trabalho diário dos vereadores. Durante…

Prefeitura de Suzano oferece anistia para regularização de construções

Na terça-feira (23), a Câmara Municipal de Suzano aprovou Projeto de Lei que prevê a possibilidade…

CSI completa 10 anos de atuação eficiente na cidade de Guararema

Ao longo de 10 anos de eficiência, comemorados no dia 24, o Centro de Segurança Integrada…