22 de novembro de 2024 01:08

No data was found

Linha 12-Safira: SP entrega obras e nova acessibilidade da Estação Eng. Manoel Feio

Governador em exercício durante entrega de obras na Linha Safira-12

Compartilhe este conteúdo...

O Governo de São Paulo avança nos investimentos para modernizar a infraestrutura do transporte metropolitano e melhorar o atendimento aos usuários. Nesta segunda-feira (1), em Itaquaquecetuba, o governador em exercício Felicio Ramuth entregou as obras civis de adequação e melhoria na acessibilidade da Estação Engenheiro Manoel Feio, que atende a Linha 12-Safira da CPTM. Com investimento de R$ 43 milhões a ação beneficia quase 8 mil passageiros que utilizam diariamente a estação.

“Mais uma importante entrega do Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura. Uma adequação e reforma da estação, que garante que a gente possa oferecer acessibilidade, conforto e também uma qualificação técnica, com novos geradores, sistemas de controle mais modernos e equipamentos que apoiam a mobilidade urbana dos usuários”, afirmou Felício. “Uma estação completamente remodelada que nos permite agora avançar em outras obras, para que a gente possa dar à estação Acararé, também da Linha 12, essa qualidade que demos aqui na estação Engenheiro Manoel Feio”, acrescentou.

A cerimônia de entrega das obras contou com a participação do secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos, Manoel Botelho, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, do presidente em exercício e diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente da CPTM, Marcelo Machado, além de outras autoridades estaduais e municipais. As obras de reforma e adequação da estação foram iniciadas em fevereiro de 2022 e tiveram continuidade na gestão Tarcísio de Freitas.

Foram executadas melhorias como o alteamento da plataforma e instalação de novo piso; remanejamento da via permanente para diminuir o vão entre os trens e as plataformas; implantação de uma nova passarela coberta, com elevadores para atender as plataformas 1 e 2/3; substituição da antiga passarela metálica por uma nova com cobertura; além de banheiros acessíveis, nova iluminação, sonorização e câmeras de segurança, sistema de combate a incêndio e a construção de um bicicletário.

Também foram construídas novas salas operacionais e banheiros para os empregados da estação, implantação de nova bilheteria blindada e um Sala de Supervisão Operacional (SSO). O acesso da estação foi totalmente reformado com a implantação de novas escadas, rampa acessível, além de melhorias nas calçadas externas e paisagismo.

“Mais do que uma série de reformas físicas, essa obra representa um compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a inclusão e a mobilidade urbana acessível. É uma conquista significativa para todos nós, especialmente, para os usuários da Linha-12 Safira”, afirmou o secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos, Manoel Botelho.

Todas as intervenções atendem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e legislação vigentes de acessibilidade, NR 24 e normas do Corpo de Bombeiros, incluindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

“A CPTM se dedicou intensamente às obras de reforma da Estação Engenheiro Manoel Feio. Estamos muito satisfeitos com o resultado e temos a certeza de que a população de Itaquaquecetuba terá grandes benefícios, com embarques, desembarques e viagens mais seguras e confortáveis”, afirmou Marcelo Machado, presidente em exercício da companhia.

A Linha 12-Safira da CPTM transporta, em média, 262 mil passageiros por dia (média de junho de 2024) em seus 39 quilômetros de extensão e 13 estações. Ligando a Estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá, a linha atende bairros da região do extremo leste da capital paulista e o município de Itaquaquecetuba.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS