Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (23), os vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 06/2024, apresentado pela bancada do Partido Liberal: Francimário Vieira Farofa (presidente da Câmara), Mauro Yokoyama, Zé Luiz, Vitor Emori e Clodoaldo de Moraes. A iniciativa concede o título de Cidadão Mogiano ao senador Marcos Pontes – também do Partido Liberal.
Marcos Cesar Pontes nasceu em 11 de março de 1963 em Bauru – SP. É um Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira aposentado, engenheiro, astronauta e político brasileiro mais conhecido por ter sido o primeiro astronauta brasileiro e Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tendo assumido o cargo em 1 de janeiro de 2019. Atualmente é Senador pelo Estado de São Paulo.
Pontes conquistou o bacharelado em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA) em 1984, engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1993, mestrado em engenharia de sistemas na Naval Postgraduate School, California, em 1998 e também o título de bacharel em administração pública também pela Academia da Força Aérea.
Possui mais de 2000 horas de voo em aviões da FAB, pilotando em 25 tipos de aeronaves, e foi selecionado para o programa espacial da NASA em 1998. Seu papel foi transportar um módulo construído no Brasil para a Estação Espacial Internacional. Foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço.
Possui quatro livros publicados, como “Missão Cumprida” e “O menino no espaço”, e começou sua atuação política oficialmente em 2014. Neste ano concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) por São Paulo, conseguindo a suplência.