O deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) anunciou neste sábado (20) que não disputará o Governo de São Paulo nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada durante um evento realizado no bairro da Liberdade, na capital paulista, onde o parlamentar confirmou que buscará a reeleição para a Câmara dos Deputados.
Considerado até então um dos principais nomes da chamada terceira via no estado, Kataguiri optou por concentrar seus esforços na disputa por um novo mandato federal e na construção do projeto nacional do partido Missão, legenda criada por integrantes ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL).
Ao explicar a mudança de planos, o deputado afirmou que recebeu a missão de coordenar um eventual “superministério da Reforma de Estado” em um futuro governo do pré-candidato à Presidência da República Renan Santos, também filiado ao Missão.
Segundo Kataguiri, a estrutura teria atuação ampla e integrada, envolvendo áreas como Gestão Pública, Trabalho, Previdência e modernização administrativa, em articulação direta com a Casa Civil e demais setores estratégicos do governo.
Diante desse cenário, o parlamentar avaliou que sua contribuição seria mais efetiva atuando na campanha nacional e fortalecendo a bancada federal da legenda em Brasília.
Mesmo fora da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, Kim Kataguiri afirmou que o Missão não pretende apoiar candidaturas de outros partidos ao Governo de São Paulo.
“Aqui no Estado de São Paulo ou nós teremos uma candidatura própria do partido Missão ou não apoiaremos ninguém. Essa é a nossa decisão”, declarou.
Com a desistência do deputado, o cenário eleitoral paulista passa por uma reconfiguração, especialmente entre os grupos que buscavam uma alternativa aos principais nomes já posicionados na corrida estadual.
A saída de Kataguiri também fortalece a estratégia nacional do Missão, que pretende ampliar sua representação no Congresso Nacional e consolidar a candidatura presidencial de Renan Santos.
Eleito deputado federal pela primeira vez em 2018 e reeleito em 2022, Kim Kataguiri tornou-se uma das principais lideranças do MBL e ganhou notoriedade por defender pautas ligadas ao liberalismo econômico, reformas administrativas e redução do tamanho do Estado.
Nos próximos meses, o partido deverá definir se lançará um nome próprio para o Governo de São Paulo ou concentrará seus esforços exclusivamente na disputa presidencial e nas eleições proporcionais.