• Home
  • Política
  • Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após pressão do partido – Gazeta Brasil

Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após pressão do partido – Gazeta Brasil

 

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (22). O líder trabalhista deixa o cargo após quase dois anos de mandato, pressionado por derrotas eleitorais e pela perda de confiança de seu próprio grupo parlamentar.

Starmer comunicou a decisão em frente à sua residência oficial, na Downing Street. “Cada decisão que tomei foi para colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que renuncio como líder do Partido Trabalhista”, declarou.

Derrotas eleitorais aceleraram a decisão

A renúncia de Starmer ocorre após uma série de derrotas do Partido Trabalhista nas eleições locais da Inglaterra, realizadas na última semana. A legenda perdeu 537 vereadores, enquanto a formação ultranacionalista Reform UK conquistou 785 assentos.

Na Escócia, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) saiu vitorioso. No País de Gales, o Plaid Cymru (Partido de Gales) venceu pela primeira vez, desbancando os trabalhistas de seu histórico reduto eleitoral.

Nos últimos dias, pelo menos quatro ministros pediram publicamente que Starmer renunciasse: a ministra das Relações Exteriores, Yvette Cooper; o ministro de Combate às Mudanças Climáticas, Ed Miliband; a ministra do Interior, Shabana Mahmood; e a ministra dos Transportes, Heidi Alexander.

O primeiro-ministro reconheceu que não é “o melhor posicionado” para liderar seu partido nas próximas eleições, uma realidade que aceita “com boa graça”.

Andy Burnham é o favorito para substituir Starmer

Tudo indica que Andy Burnham, prefeito de Manchester, será o sucessor de Starmer. Burnham foi a surpresa nas últimas eleições inglesas ao vencer a ultradireita no distrito eleitoral de Makerfield, no norte da Inglaterra. Ele deve assumir o cargo de deputado ainda nesta segunda-feira.

Starmer deve permanecer no cargo até o outono (hemisfério norte), tempo suficiente para que um novo líder seja escolhido na conferência anual do partido, no final de setembro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Municípios do CONDEMAT+ reforçam necessidade de regionalização da regulação de vagas na Saúde

A assembleia do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê…

Suzano avança para ampliar emissão de licenças ambientais de alto impacto local

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha para ampliar a…

Arujá inicia estudos para implantação do ‘Centro TEA’ ampliando políticas de inclusão

A Prefeitura de Arujá deu início, na terça-feira (23), ao processo administrativo voltado à viabilização…