A Jeep vem perdendo participação nas vendas a ponto de estar seguida de perto pela chinesa BYD nas vendas de automóveis, em abril de 2025. De acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), a marca norte-americana ficou com 6,1% de partipação nas vendas, ante 5,8% da rival chinesa, que ainda não começou suas atividades na fábrica em Camaçari (BA).
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Para reagir, a Jeep prepara algumas novidades e uma delas será a linha 2026 do SUV médio para até 7 ocupantes, o Commander, que vai receber retoques no desenho e terá mudanças no conjunto mecânico, sendo uma delas a inclusão de uma versão híbrida leve, até terminar o período de meados do ano, segundo o site Autos Segredos.
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Pelas projeções do designer Kleber Silva, o Jeep Commander 2026 terá uma nova grade frontal um pouco mais estreita que a atual em conjunto com o para-choque redesenhado e com luzes diurnas verticais e novas entradas de ar do tipo “colméia”.
Os retoques no desenho do Commander 2026 também vão incluir novos conjuntos de rodas e uma barra de LED na traseira, item que tem se tornando cada vez mais comum hoje em dia, não apenas nos utilitários esportivos, mas também em outros segmentos.
Mudanças no conjunto mecânico
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
As principais mudanças no Commander ficarão na parte mecânica. O sistema híbrido leve, com sistema de 48 Volts, será parecido com o usado na dupla Fastback e Pulse. Ainda de acordo com a mesma fonte, a diferença é que no Jeep haverá dois motores elétricos, um para substituir o motor de arranque e outro, maior, ligado ao câmbio.
Com isso e seus 28 cv e 5,6 kgfm de torque, o segundo motor elétrico vai ajudar o 1.3 turboflex de 176 cv e 27,5 kgfm de torque a impulsionar o SUV contanto com ajuda da nova caixa de sete marchas e dupla embreagem. Além disso, haverá sistema de regeneração de energia.Assim, o Commander híbrido passará a ficar mais econômico.
O SUV da Jeep também terá entre as mudanças a versão flex do motor 2.0 turbo, que hoje em dia é movido apenas a gasolina, com um pouco mais de potência, mas mantendo o mesmo torque máximo de 40,7 kgfm.
A atual versão com o novo motor turbodiesel 2.2 continuará sendo oferecida, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, que funciona com câmbio automático de 9 marchas e tração integral sob demanda. Assim, o Jeep Commander 2026 passará a ter mais apelo diante dos fortes rivais do mercado, principalmente de origem chinesa.
Entre os principais concorrentes do Jeep Commander, temos o Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV, que recebeu novidades e é um híbrido plug-in, que é mais eficiente que os híbridos leves. Outro rival deste tipo é o BYD Song Plus, que também pode ter as baterias recarregadas na rede elétrica e tem motor elétrico mais potente.

Imagem: Projeções/ Kleber Silva

Carlos Guimares
Jornalista h mais de 20 anos, j acelerou vrias novidades, mas no dispensa seu clssico no final de semana