• Home
  • Alto Tietê
  • Indonésia é o primeiro país a entrar no Brics sob liderança do Brasil

Indonésia é o primeiro país a entrar no Brics sob liderança do Brasil

O Brasil anunciou a Indonésia como membro pleno do Brics, o grupo das maiores economias emergentes do mundo.

O país asiático possui uma das maiores populações e economias da Ásia, sendo a primeira nação a ingressar no grupo sob a presidência brasileira, em 2025.

A candidatura da Indonésia foi aprovada na cúpula do Brics, em 2023, em Joanesburgo, na África do Sul.

Mas a entrada oficial no grupo só foi confirmada após as eleições presidenciais, em 2024, e a formação de um novo governo.

Em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro destacou que a Indonésia partilha, com os demais membros do grupo, o apoio à reforma das instituições de governança e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira.

O Brics conta agora com 11 membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.

A expectativa é que nove países entrem no Brics em 2025, entre eles Cuba, Bolívia, Malásia e Tailândia.

A Arábia Saudita, apesar de não ter confirmada a adesão, tem participado dos encontros.

 


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícias de 8 estados fazem mega operação contra abuso sexual infantil

Uma grande operação reúne polícias civis de oito estados no combate à pedofilia e ao…

Comitê inicia estratégia de financiamento para economia circular em Brasília

O Comitê Brasileiro de Financiamento Circular (CBFC) será instituído na manhã desta sexta-feira (25), em…

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), o nome da senadora…