O fim de uma era está próximo pelo menos para os fãs europeus do Honda Civic Type R. A Honda anunciou oficialmente que o lendário hot hatch será descontinuado na Europa e no Reino Unido por conta das novas e cada vez mais rígidas normas de emissões que entram em vigor nos próximos anos. As vendas por lá se encerram em 2026.
VEJA TAMBÉM:
Mas nem tudo está perdido. Em mercados como Austrália e EUA, o Type R ainda tem fôlego ao menos por enquanto. Inclusive, uma pequena atualização já foi confirmada para este ano nesses mercados: sai de cena a clássica cor Rally Red e entra a nova tonalidade Racing Blue, uma mudança sutil, mas que certamente vai dividir opiniões entre os puristas.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Edição limitada
Para se despedir em grande estilo, a Honda prepara uma edição final chamada Civic Type R Ultimate Edition, limitada a apenas 40 unidades exclusivas para a Europa. Todas virão pintadas na emblemática cor Championship White, com teto preto e uma faixa vermelha que percorre o capô e as laterais. Visualmente agressivo como manda o figurino.
E tem mais: fibra de carbono nos lugares certos (asa traseira, soleiras e painel central), iluminação ambiente personalizada, luzes de boas-vindas com o logo Type R, tapetes exclusivos e até uma caixa de presente com emblema numerado, chaveiro de carbono e capa para o carro.
Imagem: Divulgação
O motor? Nada confirmado oficialmente quanto a mudanças. Continuamos com o 2.0 turbo de quatro cilindros, entregando 330 cv e 42,8 kgfm na configuração padrão. Na Austrália, o desempenho é ligeiramente menor, com 320 cv, mas o torque segue o mesmo. A tração continua dianteira, com câmbio manual de seis marchas e o consumo médio é cerca de 11,2 km/l.
Vale lembrar que essa geração do Type R, lançada em 2022, é produzida no Japão e exportada para mercados como EUA, Austrália e até então, Europa. Só que o Reino Unido, por sua vez, tem uma relação especial com o modelo: foi lá, em Swindon, que nasceram as três gerações anteriores do Civic Type R, incluindo o icônico EP3.

Imagem: Divulgação
Rivais: Golf GTI renovado e GR Corolla mais potente
Enquanto o Civic Type R se despede da Europa, no Brasil o cenário dos hot hatches ganha novos e fortes protagonista, Volkswagen Golf GTI e o Toyota GR Corolla. Por aqui, ainda há algumas unidades do Type R pelo precço sugerido de R$ 429.900.
O Golf GTI 2025 chega ao Brasil no segundo semestre com visual retocado e mais tecnologia a bordo, em um lote de um pouco mais de 100 unidades, conforme apurou a reportagem de AUTOO. Agora em sua versão de meia-vida ou como os entusiastas chamam, Mk 8.5, o modelo exibe para-choques redesenhados, novas saídas de escape cromadas e faróis full LED. Em alguns mercados, inclusive, o logo da VW na dianteira é iluminado.

Mas o grande destaque está na cabine. O novo GTI estreia uma central multimídia de 12,9 polegadas, combinada a um painel digital de 10,2 polegadas e um head-up display opcional. Além disso o assistente de voz agora conta com inteligência artificial da ChatGPT, capaz não apenas de ajustar o ar-condicionado e mudar a música, mas também de responder perguntas aleatórias e interagir com o motorista de forma mais natural.
Apesar de seguir firme como um ícone esportivo, o Golf GTI abandonou o câmbio manual, que ainda é oferecido pelos seus rivais Civic Type R e GR Corolla. A Volkswagen justifica a decisão com argumentos técnicos: o câmbio DSG automatizado de dupla embreagem oferece trocas extremamente rápidas e melhora o aproveitamento da potência, garantindo mais desempenho e eficiência energética.

Imagem: Divulgação
Do outro lado, a Toyota prepara uma versão ainda mais extrema do GR Corolla, com previsão de estreia até o fim de 2025. Essa nova configuração já apareceu em teasers e protótipos com rodas BBS forjadas de 18 polegadas, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 mais largos (245/40 ZR18), e diversos ajustes voltados para performance em pista.
Sob o capô, o conhecido motor 1.6 turbo de três cilindros mantém os 300 cv, mas agora entrega mais torque do que os 40,8 kgfm atuais, graças a um “ajuste exclusivo”, segundo a Toyota. Com isso, o GR Corolla promete ser o mais arisco e eficaz da linha, com visual mais limpo, aerodinâmica aprimorada e interior com bancos concha, volante em Ultrasuede e pegada purista.
Enquanto o Type R começa a se despedir em alguns mercados, o palco dos esportivos compactos segue bem aquecido. Seja com o refinamento tecnológico do novo GTI ou a brutalidade visceral do GR Corolla, o segmento ainda tem muito a oferecer para quem busca emoção ao volante. E você, qual desses três escolheria para colocar na garagem?