Mais de 70 alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da EPG Celso Furtado e da EE Prof Zilda Graça Martins de Oliveira participaram de importante palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação foi realizada na noite da última segunda-feira (3), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação de Guarulhos.
A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), criado para levar ações educativas e de atenção integral à saúde para jovens e adultos do ensino público.
Abordar a Saúde sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é necessário para informar a comunidade escolar sobre o autoconhecimento do corpo, desenvolvimento sexual e, principalmente, as doenças que podem ser transmitidas por meio de relações sexuais desprotegidas.
A ação é reforçada pelos dados de Guarulhos, que indicam a alta incidência de IST. Em 2025, o município já notificou 213 casos de HIV/aids, mais de 1.000 casos de sífilis, 665 casos de sífilis em gestante, 41 casos de hepatite B e 70 casos de hepatite C. Esses números confirmam a importância de promover a prevenção e a educação em saúde.
As Secretarias alertam que o uso do preservativo, externo e interno, é a forma mais eficaz de prevenir as IST e a gravidez não planejada. Além disso, o município disponibiliza gratuitamente na rede de saúde uma série de recursos, como gel lubrificante, autoteste para HIV, profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV, e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. O tratamento para as IST e a vacinação contra o HPV e Hepatite B também estão disponíveis para a população.
Imagem: Divulgação / PMG
04/11/2025