A população de Guarulhos anda insatisfeita com as constantes blitz de veículos que andam ocorrendo no município. Na última quarta-feira, 12, quem transitava com seu veículo pela Avenida Natália Zarif, no Taboão, se deparou com mais uma operação de trânsito. Além de guinchos, havia até caminhão cegonha para dar conta das diversas apreensões realizadas. Outros bloqueios também ocorreram na região central, na Avenida Guarulhos e na Rua Jaiminho.
Segundo o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), as blitz têm sido constantes na cidade, especialmente nos fins de semana e vésperas de feriados. No entanto, a população tem sofrido com cobranças abusivas nas taxas de reboque e diárias dos pátios de apreensão, o fato vem levantando suspeitas sobre a possível existência de uma máfia dos pátios. Para enfrentar essa situação, está em tramitação o projeto de lei 415/24, de autoria do Nakashima, que visa coibir a prática abusiva.
A propositura estipula o fim da cobrança de diárias em pátios nos fins de semana e feriados. As diárias não devem exceder 1 unidade fiscal do Estado de SP – UFESP R$ 35,36, o veículo deverá ser levado para pátio no município onde foi apreendido, caso o reboque leve mais de um veículo, o valor também deverá ser rateado por seus proprietários.