23 de novembro de 2024 05:26

No data was found

Guarulhos: Contraste de idades entre os candidatos que buscam a prefeitura da segunda maior cidade do Estado

A cidade escolhe entre o jovem Lucas Sanches e o experiente Elói Pietá

Compartilhe este conteúdo...

Neste domingo, dia 27 de outubro, a população de Guarulhos, o segundo maior colégio eleitoral do Estado de São Paulo, vai escolher quem irá governar a cidade nos próximos quatro anos. Estão na disputa, o advogado Elói Pietá (SD) e o engenheiro Lucas Sanches (PL).


No primeiro turno, Sanches liderou o pleito com 33,25%, mesmo diante da desconfiança de lideranças de seu partido, como o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, figura vultosa no cenário nacional e do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).


Com pouca experiência na vida pública, Lucas quer surpreender ao se tornar o prefeito mais jovem da história de Guarulhos com 28 anos de idade. Ele é vereador de mandato único (2020), por isso, espera fazer história na cidade. Sanches ganhou notoriedade pelo trabalho que fez nas redes sociais como “Fiscal do Povo”, fazia vídeos denunciando o sistema de saúde deficitário no município, entre outras situações de descaso do poder público.


Já o outro concorrente, Elói Pietá é figura carimbada na política, se elegeu vereador guarulhense entre 1982 a 1989, depois concorreu ao cargo de deputado estadual, venceu e por dois mandatos figurou no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em 2000 concorreu à prefeitura de Guarulhos, venceu e foi reeleito em 2004 deixando o cargo em 2008. Conseguiu ser suplente de deputado federal em 2018. Agora, aos 80 anos, tenta novamente comandar a cidade. No primeiro turno, Pietá conquistou 29,81% dos votos válidos.


Sanches, Guti e Pietá:
Caso seja eleito prefeito de Guarulhos, Sanches se tornará o chefe do executivo mais jovem a comandar a cidade. Antes dele, o atual prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, tinha sido eleito em 2016 com 83,50% dos votos válidos, na época, tinha 31 anos, três a mais de Sanches, com 28 anos. Já o atual concorrente vislumbra de seus 80 anos com vasta experiência na vida pública, num total de 52 anos de diferença de Pietá para Sanches.


Pedra ou vidraça?
Durante a sessão nesta semana, a reportagem conversou com alguns assessores políticos que se preocupam com o futuro da cidade. Muitos disseram que o vereador e candidato a prefeito Lucas tem chances de ser eleito, no entanto, a preocupação é pelo futuro dele. “Ele fez inúmeras denúncias, apontou muitos problemas, principalmente na área da saúde, vamos ver o que irá fazer para solucioná-los”, apontou um assessor político que pediu anonimato. Outro assessor disse que o Pietá já chegou no seu limite. “É hora de se aposentar, descansar e curtir a família, já deu né”, lembrando que a votação no segundo turno será neste domingo, dia 27 das 8 às 17 horas.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS