A Prefeitura de Guarujá realizou, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeas), o segundo encontro da Rede Cinco Básicos na última segunda-feira (27), no auditório da Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Pitangueiras). O evento foi destinado a servidores públicos da educação, saúde e assistência social e, até agora, já capacitou mais de 350 profissionais.
Viabilizado a partir de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, o Programa Cinco Básicos foi implementado pela primeira e única vez na Baixada Santista na cidade de Guarujá.
A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morrinhos, Ivelise de Souza Chalch, ministrou a aula e explicou em que se baseia o programa. “No Cinco Básicos trabalhamos os princípios que favorecem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na primeira infância, como controle de estresse dos pais, apego seguro e trabalho de leitura e brincadeira com as crianças”.
A diretora do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Mauro Aprígio de Brito, Cleide Maria Terazawa Menezes, participou da capacitação pela primeira vez. “A experiência está sendo ótima. Estamos aplicando o programa Cinco Básicos na escola durante as reuniões de pais, encaminhamos conteúdos com orientações e eles retornam com fotos e vídeos das atividades em prática”.
O programa Cinco Básicos
O programa Cinco Básicos capacita profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social para que trabalhem os princípios do programa em parceria com os pais e responsáveis de crianças de 0 a 7 anos, gerando um trabalho social conjunto entre família, escola e rede de saúde visando um fortalecimento de vínculo entre ambos. Até agora mais de 7 mil crianças foram beneficiadas com o projeto.