Guararema está mais segura graças aos esforços da administração pública, comandada pelo prefeito José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé, que programou ações diversas que refletem na segurança municipal.
As câmeras do Centro de Segurança Integrada (CSI), flagram ações e ajudam a combater a criminalidade aliada ao trabalho desempenhado pelas Polícias Civil e Militar, que apoiam com ações de vigilância e rondas escolares.
Dados do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12) apontam que no primeiro bimestre do ano, todos os indicadores criminais do município foram reduzidos ou mantidos. É a única cidade do Alto Tietê a obter esta marca, conforme a planilha que utiliza números obtidos com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), por meio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP).
A comparação é com o mesmo período do ano passado e houve redução de 25% nos casos de estupro, que desceram de quatro para três registros, e também de furto, que caíram de 60 para 45.
Houve diminuição de 38% no roubo, que caiu de oito para cinco ocorrências e redução de 100% nos casos de roubo de carga, que despencaram de dois para zero.