Na terça-feira (12), a prefeita de Mogi das Cruzes, Maria Luisa Piccolomini Bertaiolli (PL), a Mara Bertaiolli reuniu-se com os secretários estaduais Natália Resende e Rafael Benini para discutir investimentos estratégicos. Durante o encontro, foram anunciados projetos que reafirmam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da cidade, especialmente em infraestrutura e mobilidade urbana.
“Mogi das Cruzes será contemplada com R$ 9 milhões durante o Plano de Macrodrenagem do Alto Tietê. Também queremos melhorar a integração entre água, esgoto e drenagem. Para Mogi, temos previstos 45 milhões de dólares para obras de coleta e tratamento de esgoto, por meio do programa Universaliza. Vai ser em parceria com o Semae [Serviço Municipal de Águas e Esgotos]. É um recurso do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], dentro do projeto Integra Tietê. Em Mogi, a carga orgânica do rio aumenta muito. Por isso, há a necessidade de um olhar especial para o Município”, disse Natália.
O secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e o diretor da CPP (Companhia Paulista de Parcerias), Augusto Almudin, anunciaram R$ 1,06 bilhão em investimentos no transporte ferroviário, com a reconstrução de três estações de trem e a reforma da parada férrea de Braz Cubas.
Foi confirmada a expansão da linha de trem até César de Souza e a substituição de todas as passagens de nível de Mogi das Cruzes por viadutos ou túneis. Serão R$ 465 milhões em investimentos para substituir as passagens de nível e melhorar as estações. Outros R$ 600 milhões serão destinados à expansão da linha até César de Souza. A intenção é concluir a maior parte das obras até 2030, deixando apenas detalhes para 2032.
“Saí da reunião muito feliz, com a retomada de tantas tratativas em prol do nosso povo mogiano. Com a aproximação entre Prefeitura e Governo do Estado, nossa Cidade só tem a ganhar”, disse o presidente da Câmara, José Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa.
“Voltamos a ter um diálogo com o Governo do Estado. Nossa Cidade foi esquecida durante os últimos anos. Mas estamos reunindo esforços para fazer nosso Município voltar a crescer”, disse a prefeita Mara.