• Home
  • Alto Tietê
  • Governo anuncia investimento saudita de R$ 8 bi em pesquisa mineral no Brasil

Governo anuncia investimento saudita de R$ 8 bi em pesquisa mineral no Brasil

O governo federal anunciou nesta terça-feira (14) que cerca de R$ 8 bilhões serão investidos em mapeamento geológico, pesquisa e aproveitamento mineral no Brasil pela mineradora saudita Ma’aden.

O anúncio foi feito após a reunião do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o Future Minerals Forum, em Riade, capital da Arábia Saudita, com o ministro da Indústria e Recursos Minerais saudita, Bandar Alkhorayef.

“A Ma’aden vai se instalar em São Paulo com um escritório pela primeira vez. Isso abre uma perspectiva de recursos muito vultuosos; falaram em algo em torno de R$ 8 bilhões para mapeamento geológico no Brasil”, disse Silveira em coletiva de imprensa após o evento.

“Nós sabemos que carecemos muito de conhecer melhor o nosso subsolo para pesquisa e para parcerias com o setor mineral brasileiro, a fim de que possamos fazer o aproveitamento sustentável e adequado do subsolo brasileiro, porque não há transição (energética) sem mineração”, complementou.

O mesmo trabalho de consolidação de parcerias estratégicas com países do Oriente Médio, segundo ele, tem sido feito com os setores de petróleo e gás. O objetivo seria desenvolver tecnologias brasileiras ligadas ao processamento de minerais estratégicos.

Lula liga para príncipe saudita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, para “tratar de temas da agenda bilateral” na segunda-feira (13), um dia após o anúncio dos investimentos.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente destacou que o fluxo de comércio entre as duas nações vem crescendo, o que torna a Arábia Saudita “o maior parceiro do Brasil no Oriente Médio”.

“O presidente destacou que as relações Brasil-Arábia Saudita estão em um excelente momento e que o Conselho de Coordenação Brasileiro-Saudita, criado em novembro último, vai fortalecer o diálogo entre os dois países. Também agradeceu pela adesão da Arábia Saudita à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirma a nota.

Presença no Oriente Médio

Na sexta-feira (10), o Ministério de Minas e Energia e o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos assinaram um memorando de entendimento para firmar uma parceria de R$ 15 bilhões em projetos de exploração, extração, processamento, refino e comercialização mineral, além de transferência de tecnologia árabe para o setor energético.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Incêndio destrói carro completamente, mas Bíblia permanece preservada no Paraná

Um caso que chamou a atenção de moradores de Cornélio Procópio, no Paraná, aconteceu no último dia…

Alto Tietê chega aos 100 dias das eleições com expectativa de ampliar representatividade

Faltando exatos 100 dias para as eleições de 2026, o Alto Tietê entra definitivamente no radar…

População poderá se vacinar contra a gripe no Terminal Central e no Bom Prato em Mogi

Moradores de Mogi das Cruzes terão novas oportunidades para se imunizar contra a gripe nos…