Uma antiga reivindicação dos moradores de Mogi das Cruzes está prestes a se concretizar. Por décadas, a população viu as cidades vizinhas da Linha 11- Coral receberem investimentos em infraestrutura enquanto o município permaneceu relegado, sem as melhorias prometidas.
Agora, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um pacote de obras que transformará as estações do município, além de eliminar as problemáticas passagens de nível, trazendo mais segurança e fluidez ao trânsito.
No âmbito do projeto de mobilidade urbana Lote Alto Tietê, previsto no edital de Parceria Público-Privada (PPP) das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, Mogi das Cruzes receberá R$ 5,4 bilhões em investimentos, dos quais uma parte será destinada especificamente ao município.
Obras:
A região de César de Souza é uma das mais populosas do município, ganhará uma nova estação de trem, encerrando anos de reivindicações por maior conectividade. Este projeto prevê a extensão dos trilhos em 4 km a partir da Estação Estudantes, beneficiando milhares de moradores.
As estações Mogi das Cruzes, Estudantes e Jundiapeba serão completamente reconstruídas, adotando um padrão moderno, semelhante ao modelo de qualidade da Estação Suzano.
Além da reconstrução, a Estação Braz Cubas será ampliada, atendendo melhor à demanda de passageiros. Todas as passagens de nível ao longo da Linha 11-Coral, em Mogi, serão substituídas por viadutos, passarelas ou passagens subterrâneas. Essa medida promete acabar com os congestionamentos, aumentando a segurança de pedestres e motoristas.
As primeiras intervenções no município estão programadas para 2026, após o leilão da concessão, marcado para 2025.