Um governador fraco, anestésico diante dos problemas caóticos provocados pelas fortes chuvas que caíram sobre os municípios do Alto Tietê, na Grande São Paulo. O chefe do poder executivo estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve em Itaquaquecetuba há dois anos para dar solução aos problemas de enchentes que duram séculos naquela cidade, desta vez, a água invadiu a Rodovia Ayrton Senna, causando enorme congestionamento, o que mostra o tamanho do problema provocado pela chuva e ainda não foi solucionado.
Aquilo que era para ser feito, lá atrás, quando prometeu solução, nada foi feito e o Alto Tietê amarga mais essa tribulação que perdura há anos. O Condemat+, no comando do prefeito Eduardo Boigues (PL), foi atrás para tentar resolver esse imbróglio.
Condemat+
Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) se reuniram na tarde de segunda-feira (3/2) com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. Eles apresentaram um panorama da situação das cidades após as fortes chuvas do fim de semana. Itaquaquecetuba e Poá decretaram situação de emergência. São mais de 120 pessoas desabrigadas e 1,3 mil desalojados na região. Há centenas de casas interditadas pela Defesa Civil e vias intransitáveis.
O presidente do Condemat+, prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, de Suzano, Pedro Ishi, de Poá, Saulo Souza, de Mairiporã, Walid Ali Hamid, o Aladim, o vice-prefeito de Arujá, Rodolfo Ribeiro Machado e representantes de outras cidades participaram de encontro. Entre as medidas apresentadas pelo governo estão a liberação de recursos emergenciais, apoio da Defesa Civil estadual e ajuda humanitária.

Em Itaquá, Boigues decretou situação de emergência em seu município. Quatro abrigos foram abertos na cidade para receber 100 pessoas que tiveram de deixar suas moradias e estão desabrigadas. Há ainda outras 1,2 mil pessoas que estão desalojadas. O acesso da Rodovia Ayrton Senna ao município teve de ser bloqueado devido ao alagamento na entrada da cidade.
Poá também publicou decreto de estado de emergência. Segundo a Prefeitura, 100 pessoas tiveram suas casas interditadas por risco total ou parcial de desabamento. Uma área no Jardim Nova Poá teve deslizamento de terra. Por prevenção, um abrigo já foi organizado na Praça de Eventos, mas ainda não há famílias no local.
Em Mogi das Cruzes, oito famílias estão desabrigadas e foram alocadas em um abrigo temporário da Prefeitura. A área com maior problema é no bairro Oropó, com registrado de deslizamento e alagamento nas avenidas Austrália e Oceania. Nesta região houve uma movimentação de massa, com desmoronamento de um barranco e obstrução do Rio Oropó, o que resultou em inundação de parte do bairro.
Já em Suzano 17 pessoas foram acolhidas em um abrigo temporário da Prefeitura. A cidade registra deslizamento em 11 áreas. Na vizinha, Ferraz de Vasconcelos, a Defesa Civil interditou 20 casas. As famílias foram para casa de amigos e familiares.
Biritiba Mirim também teve impactos com as chuvas com pontos de alagamento nos bairros Jardim Yoneda, Vila Santo Antônio e Vale Verde. No bairro Rio Acima houve desmoronamento de terra. Na cidade de Salesópolis a extensa área rural teve as vias bastante prejudicadas e há locais em que estão obstruídas. Em Igaratá, a Prefeitura registrou um deslizamento.
Na cidade de Santa Branca, cinco pontes estão com alto risco de desabamento. De acordo com a Defesa Civil local, elas estão situadas nos bairros Estância Nova Campos do Jordão, Paraibuna e Brás Caxi. A população está isolada e as crianças estão impossibilitadas de frequentar a escola. A parede de uma das casas caiu e a família deve ser removida do local.
Donativos:
Os Fundos Sociais das cidades estão em campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias necessitadas. Água potável, itens de higiene e de limpeza, alimentos e roupas são os artigos de maior urgência no momento.