Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Editorial: Proteger as crianças é um dever da sociedade

A denúncia e a prisão de um professor de uma creche de Florianópolis reforçam a necessidade de pais, responsáveis, e comunidade educacional protegerem crianças e adolescentes do abuso sexual infantil e da pedofilia.

A situação é absurda e, corretamente, foi tratada com a devida seriedade: da primeira denúncia até o afastamento do homem de 34 anos da sala de aula, a realocação para outra função, o registro do boletim de ocorrência, a investigação e a prisão ocorreram em menos de 30 dias.

Agora, os pais e as crianças – meninos com até seis anos – recebem acolhimento e contam com equipes multidisciplinares para escuta especializada, apoio psicológico e suporte social adequados à gravidade da situação. É preciso superar o trauma que despedaçou famílias inteiras e que pode ter consequências graves se não tratado: depressão, ansiedade, distúrbios de comportamento e baixa autoestima, por exemplo.

É necessário estar atento, em qualquer circunstância. Esse caso aconteceu na escola, mas em cerca de 70% dos casos, segundo o Disque 100, no Brasil situações de abuso sexual infantil ocorrem nos ambientes familiares ou de confiança.

Ensinar as crianças sobre respeito ao corpo e consentimento é extremamente necessário. Elas precisam saber que ninguém pode tocar suas partes íntimas ou que se alguém fizer algo que a deixe desconfortável, deve contar para um adulto de confiança.

Prestar atenção às mudanças repentinas de comportamento e prestar atenção nas brincadeiras, desenhos ou falas de conteúdo sexualizado e inadequado para a idade também podem ser sinais de que algo esteja ocorrendo.

Vigiar o acesso à internet, porque os casos de pedofilia virtual se tornaram ameaças reais, explicando sobre privacidade, sobre não expor fotos e monitorar contatos online também é indispensável.

Não se deve jamais silenciar uma suspeita, porque isso perpetua o abuso. No Brasil, o Disque 100 é o canal que recebe denúncias de situações suspeitas, mesmo sem certeza absoluta. Proteger as crianças e adolescentes é um dever da família, da escola, da sociedade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Consulta sobre Plano Nacional do Livro e Leitura vai até 8 de agosto

Os ministérios da Cultura e da Educação lançaram uma consulta pública sobre o novo Plano Nacional do…

Luisa Stefani vai a final de duplas mistas no Torneio de Wimbledon

Única brasileira remanescente no Torneio de Wimbledon, em Londres, a tenista Luisa Stefani está a…

Escola receberá psicólogos especialistas em violência após atentado

Um adolescente armado com uma faca invadiu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento…