O Cartório Eleitoral de Ferraz de Vasconcelos não realizará a cerimônia oficial de diplomação dos 17 vereadores, da prefeita Priscila Gambale (Podemos) e do vice-prefeito Daniel Balke (MDB), eleitos e reeleitos nas eleições de 6 de outubro deste ano.
Essa decisão marca uma diferença em relação ao mandato anterior, quando as cerimônias de diplomação aconteciam de forma tradicional. A diplomação é uma formalidade necessária para que os eleitos possam tomar posse de seus cargos no dia 1º de janeiro de 2025.
No entanto, neste ano, a justiça eleitoral optou por um procedimento mais simples. Em vez de uma solenidade, os certificados de diplomação serão emitidos no dia 16 de dezembro e poderão ser retirados diretamente no cartório ou, de forma mais prática, pela internet.
Ainda não foi definido o local e horário da solenidade no município, que deverá ser tratado em momento oportuno pelas partes envolvidas.
Além de Ferraz, as cidades de Poá e Itaquaquecetuba também não terão cerimônias oficiais, previstas para os dias 17 e 18 de dezembro, respectivamente. Portanto, os candidatos eleitos precisarão retirar seus certificados no cartório ou pela internet.