As transferências dos padres da Diocese de Paranaguá, que entrariam em vigor no próximo domingo, 1º de junho, foram suspensas até a nomeação de um novo bispo. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (27) pela Cúria Diocesana de Paranaguá.
O comunicado, assinado por Dom Bruno Elizeu Versari, administrador apostólico da diocese, destaca que a decisão foi tomada após consulta à Nunciatura Apostólica no Brasil, e o parecer foi dado por Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico.
Apesar da suspensão, dois encaminhamentos pastorais de caráter temporário foram autorizados: os padres Jueberton Enil Magalhães da Silva e Mateus Rafael da Silva, do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, irão assumir provisoriamente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Doutor Ulysses.
Já o padre Fábio Júnio Bezerra de Lima, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, assumirá interinamente a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Antonina. Até o momento, a Diocese não informou quem ficará responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Paz.
Mudanças e renúncia

Em abril de 2025, a Diocese de Paranaguá anunciou uma série de transferências de padres, conforme decisão do então bispo diocesano, Dom Edmar Peron, em conjunto com o Colégio de Consultores. As mudanças, que seriam efetivadas em 1º de junho, tinham como finalidade atender às necessidades pastorais das paróquias da região.
No entanto, em 20 de maio, em seu primeiro ato, o Papa Leão XIV aceitou o pedido de renúncia de Dom Edmar Peron, 60 anos, ao governo pastoral da Diocese de Paranaguá. O comunicado oficial foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.