Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Decreto facilita investimentos na recuperação de florestas públicas

O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (17), uma medida para facilitar investimentos na recuperação de florestas públicas. O decreto permite que os concessionários possam escolher metodologias para certificar projetos de crédito de carbono.

O mercado desse tipo de crédito possibilita a negociação de ativos ambientais que permitam a redução ou remoção de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera para combater as mudanças climáticas.

Segundo o Ministério de Meio Ambiente, as alterações buscam fortalecer a gestão de floretas públicas e ampliar a atração de investimentos para conservação e restauração ambiental.

A possibilidade de adoção de metodologias reconhecidas internacionalmente vai permitir que projetos de restauração e manejo possam gerar créditos de carbono de forma rápida e estruturada.

O novo decreto prevê que a receita proveniente desses créditos complemente as fontes tradicionais ligadas à produção florestal, fortalecendo o modelo de concessão de florestas públicas para iniciativa privada e viabilizando a restauração ambiental em larga escala.

Para o Ministério do Meio Ambiente a ação está alinhada aos compromissos do Brasil com o Acordo de Paris que prevê o desmatamento zero até 2030, além da restauração de 12 milhões de hectares de florestas.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

COP30: sociedade civil pede medidas urgentes

Entidades da sociedade civil esperam a definição de ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas na COP30, em Belém, no Pará.…

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse neste domingo (9) que…