De acordo com informações de bastidores colhidas pelo Jornal Impresso Brasil (JIB), na próxima legislatura de 2025 a 2028, marcada para iniciar no dia primeiro de janeiro, deverá ter pela primeira vez, uma mulher eleita no comando da Câmara Municipal de Arujá.
O levantamento realizado pela equipe de jornalismo do “JIB”, constatou que a vereadora reeleita pelo terceiro mandato, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira, a Professora Cris do Barreto (PSD), que obteve na última eleição 976 votos, deverá assumir a presidência da Casa de Leis arujaense.
Nos bastidores, chegou a ser cogitado o nome do também vereador reeleito para o terceiro mandato, Paulo Henrique Maiolino, o Paulinho Maiolino (PSD), que obteve 1.069 votos no pleito do último dia 6 de outubro de 2024.
Segundo apurou a reportagem, tanto Cris do Barreto quanto Paulinho Maiolino são nomes de confiança do Poder Executivo, o que garante aos parlamentares do PSD, espaço para ocuparem vagas na Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Lembrando que o PSD conquistou a maior bancada da Casa, com seis cadeiras, seguido por União, PP e PL com duas cadeiras cada. MDB, Podemos e Republicanos conquistaram uma vaga no parlamento.
A primeira mulher a assumir a presidência da Câmara, foi a então vereadora Jupira Maria do Carmo Figueiredo, que comandou o legislativo entre 18/05/88 a 31/12/88. Ela substituiu o então presidente na época, Reynaldo Gregório, pai do atual vereador e presidente do parlamento em 2024, Reynaldo Gregório Junior, que se licenciou para assumir a Prefeitura de Arujá na época.