Em resposta ao aumento de casos de sarampo em diversos países das Américas, a Secretaria de Saúde de Suzano iniciou a aplicação da chamada “dose zero” da vacina para crianças de seis a 11 meses. A medida tem caráter preventivo e é voltada especialmente para famílias que irão viajar com seus filhos durante as férias, já que o imunizante garante proteção temporária até a aplicação das doses regulares, aos 12 e 15 meses de vida.
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas (exceto feriados), nas 24 unidades da Atenção Primária à Saúde, como as UBSs e USFs do município.
A recomendação segue orientação do Ministério da Saúde, que identificou maior risco de reintrodução do vírus no país e determinou a antecipação da imunização em regiões estratégicas, como a Grande São Paulo.
A medida também busca conter a transmissão comunitária e reduzir casos graves. Informações e endereços das unidades estão disponíveis no site da prefeitura de Suzano.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a dose garantirá a proteção necessária para as crianças. “É muito importante que os pais se atentem a essa recomendação e levem seus filhos para se vacinarem nos postos. Essa dose fortalecerá a prevenção contra a doença, sendo um complemento às doses de rotina, que são aplicadas aos 12 e aos 15 meses de idade“, frisou o titular da pasta.