O aumento da demanda por carros blindados nas grandes cidades brasileiras, especialmente em São Paulo, reflete uma busca crescente por segurança e conforto em meio a um cenário urbano desafiador.
De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), cerca de 29,3 mil veículos foram blindados no Brasil no ano passado, representando um aumento de 13% em relação a 2022. São Paulo, que concentra 85% das blindagens no país, se destaca como o epicentro dessa tendência.
A percepção de insegurança, junto à carência de opções de transporte seguro, tem impulsionado a procura por soluções que garantam maior proteção. Embora o investimento em carros blindados exija um alto poder aquisitivo, o surgimento de aplicativos de transporte que oferecem esse serviço se mostra uma alternativa viável para atender às preocupações dos usuários.
A Rhino, empresa de mobilidade urbana que oferece experiência de deslocamento premium em carros blindados aos seus passageiros, por exemplo, registrou um aumento de 64% no número de novos clientes que realizaram ao menos uma corrida pelo aplicativo desde fevereiro, resultando em mais de 40 mil novos cadastros e 70 mil downloads do app.
“A crescente busca por carros blindados, em suas diversas opções, reflete uma necessidade de harmonia com a cidade, permitindo que os habitantes circulem sem medo e desfrutem de tudo o que as metrópoles têm a oferecer”, observa Daniil Sergunin, CEO e cofundador da Rhino.
Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também tem apresentado uma alta demanda por veículos blindados, o que evidencia que a necessidade de segurança e conforto é uma prioridade em grandes centros urbanos.