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consumo oficial com etanol e gasolina

No último domingo à noite (25/5), a Volkswagen finalmente deu fim ao mistério dos detalhes do novo Tera 2026. O mais recente SUV de entrada chega com preços que a marca julga como competitivos para uma briga que pode incluir Fiat Pulse, Renault Kardian e até o Citroën Basalt no caso da versão de entrada. A novidade teve o visual desenvolvido no Brasil para o mercado brasileiro principalmente, mas deve ser exportado para a América Latina nos próximos meses.

No entanto, uma das informações reveladas ontem pode ter adiantado um dos principais atributos do novo Volkswagen Tera 2026: o consumo. No total, o SUV conta com três possibilidades de combinação de motor e câmbio. A versão de entrada com propulsor 1.0 aspirado vem sempre acompanhado por uma transmissão manual de 5 marchas. Esse câmbio também pode acompanhar o motor 1.0 turbo na versão acima, a TSI MT. O propulsor turbo é combinado com um câmbio automático de 6 marchas para as configurações Comfort e High. Confira na tabela abaixo o consumo do Tera 2026:

VW Tera MPI MT TSI MT Comfort High
Etanol – consumo urbano 9,1 km/l 9 km/l 8,6 km/l 8,6 km/l
Etanol – consumo rodoviário 10,2 km/l 10,3 km/l 10,3 km/l 10,3 km/l
Gasolina – consumo urbano 13,2 km/l 12,9 km/l 12,2 km/l 12,2 km/l
Gasolina – consumo rodoviário 14,7 km/l 15 km/l 14,5 km/l 14,5 km/l

Nesse cenário, os VW Tera turbo com câmbio automático apresentam os piores consumos na maioria dos cenários. O pior número das versões Comfort e High é o de consumo urbano com etanol, de 8,6 km/l. O melhor, que aparece apenas no Tera TSI MT, turbo e com câmbio manual, é de 15 km/l com gasolina na estrada. Dessa forma, a Volkswagen anunciou uma autonomia teórica de 735 km.

Agora, pegando o Volkswagen Tera TSI MT, de R$ 116.990, vamos comparar o SUV com seus rivais mais equivalentes em preço. Assim, será comparado com Fiat Pulse Drive 1.3 CVT (R$ 116.990 na linha 2025) e o Renault Kardian Evolution MT (R$ 112.690). O primeiro rival tem motor 1.3 aspirado de até 107 cv e câmbio automático CVT. Já o segundo também emprega um 1.0 turbo como o Tera, mas é mais potente e entrega até 125 cv. No modelo da francesa, o câmbio manual tem 6 marchas, uma a mais que no VW Tera TSI MT. Vamos compará-los:



Fiat Pulse Drive 1.3 MT 2022

Fiat Pulse Drive 1.3 MT 2022



Renault Kardian MT

Foto de: Renault



Volkswagen Tera ao vivo no Sambódromo (8)

Volkswagen Tera ao vivo no Sambódromo (8)

Foto de: Motor1 Brasil

Uso VW Tera TSI MT Fiat Pulse Drive 1.3 CVT Renault Kardian 1.0 MT
Etanol – consumo urbano 9 km/l 8,9 km/l 8,6 km/l
Etanol – consumo rodoviário 10,3 km/l 10,5 km/l 10,2 km/l
Gasolina – consumo urbano 12,9 km/l 13 km/l 12,4 km/l
Gasolina – consumo rodoviário 15 km/l 14,7 km/l 14,8 km/l
Autonomia máxima teórica (uso rodoviário com gasolina) 735 km 662 km 740 km
Tanque de combustível 49 litros 45 litros 50 litros

Aqui vale relembrar que a Fiat apresentou o Pulse 2026 reestilizado poucos dias antes da apresentação do VW Tera. No entanto, a italiana ainda não revelou os preços de seu SUV de entrada. Ainda não sabemos se a Fiat teve alguma questão com a precificação do Pulse 2026 que levou a um atraso na divulgação dos valores ou se marca aguardou o lançamento efetivo do rival da Volkswagen. O segundo caso foi apontado por Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e sustentabilidade da VW, durante entrevista exclusiva no Motor1 Podcast, que alfinetou a Fiat por conta dessa possibilidade.

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