No último domingo à noite (25/5), a Volkswagen finalmente deu fim ao mistério dos detalhes do novo Tera 2026. O mais recente SUV de entrada chega com preços que a marca julga como competitivos para uma briga que pode incluir Fiat Pulse, Renault Kardian e até o Citroën Basalt no caso da versão de entrada. A novidade teve o visual desenvolvido no Brasil para o mercado brasileiro principalmente, mas deve ser exportado para a América Latina nos próximos meses.
No entanto, uma das informações reveladas ontem pode ter adiantado um dos principais atributos do novo Volkswagen Tera 2026: o consumo. No total, o SUV conta com três possibilidades de combinação de motor e câmbio. A versão de entrada com propulsor 1.0 aspirado vem sempre acompanhado por uma transmissão manual de 5 marchas. Esse câmbio também pode acompanhar o motor 1.0 turbo na versão acima, a TSI MT. O propulsor turbo é combinado com um câmbio automático de 6 marchas para as configurações Comfort e High. Confira na tabela abaixo o consumo do Tera 2026:
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Fonte: Volkswagen
VW Tera | MPI MT | TSI MT | Comfort | High |
Etanol – consumo urbano | 9,1 km/l | 9 km/l | 8,6 km/l | 8,6 km/l |
Etanol – consumo rodoviário | 10,2 km/l | 10,3 km/l | 10,3 km/l | 10,3 km/l |
Gasolina – consumo urbano | 13,2 km/l | 12,9 km/l | 12,2 km/l | 12,2 km/l |
Gasolina – consumo rodoviário | 14,7 km/l | 15 km/l | 14,5 km/l | 14,5 km/l |
Nesse cenário, os VW Tera turbo com câmbio automático apresentam os piores consumos na maioria dos cenários. O pior número das versões Comfort e High é o de consumo urbano com etanol, de 8,6 km/l. O melhor, que aparece apenas no Tera TSI MT, turbo e com câmbio manual, é de 15 km/l com gasolina na estrada. Dessa forma, a Volkswagen anunciou uma autonomia teórica de 735 km.
Agora, pegando o Volkswagen Tera TSI MT, de R$ 116.990, vamos comparar o SUV com seus rivais mais equivalentes em preço. Assim, será comparado com Fiat Pulse Drive 1.3 CVT (R$ 116.990 na linha 2025) e o Renault Kardian Evolution MT (R$ 112.690). O primeiro rival tem motor 1.3 aspirado de até 107 cv e câmbio automático CVT. Já o segundo também emprega um 1.0 turbo como o Tera, mas é mais potente e entrega até 125 cv. No modelo da francesa, o câmbio manual tem 6 marchas, uma a mais que no VW Tera TSI MT. Vamos compará-los:

Fiat Pulse Drive 1.3 MT 2022

Foto de: Renault

Volkswagen Tera ao vivo no Sambódromo (8)
Foto de: Motor1 Brasil
Uso | VW Tera TSI MT | Fiat Pulse Drive 1.3 CVT | Renault Kardian 1.0 MT |
Etanol – consumo urbano | 9 km/l | 8,9 km/l | 8,6 km/l |
Etanol – consumo rodoviário | 10,3 km/l | 10,5 km/l | 10,2 km/l |
Gasolina – consumo urbano | 12,9 km/l | 13 km/l | 12,4 km/l |
Gasolina – consumo rodoviário | 15 km/l | 14,7 km/l | 14,8 km/l |
Autonomia máxima teórica (uso rodoviário com gasolina) | 735 km | 662 km | 740 km |
Tanque de combustível | 49 litros | 45 litros | 50 litros |
Aqui vale relembrar que a Fiat apresentou o Pulse 2026 reestilizado poucos dias antes da apresentação do VW Tera. No entanto, a italiana ainda não revelou os preços de seu SUV de entrada. Ainda não sabemos se a Fiat teve alguma questão com a precificação do Pulse 2026 que levou a um atraso na divulgação dos valores ou se marca aguardou o lançamento efetivo do rival da Volkswagen. O segundo caso foi apontado por Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e sustentabilidade da VW, durante entrevista exclusiva no Motor1 Podcast, que alfinetou a Fiat por conta dessa possibilidade.