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conheça o Porsche 963 RSP

Durante anos, a diferença entre os carros de rua e os de pista era um pouco mais nebulosa do que é hoje. Especialmente nas famosas corridas das 24h de Le Mans (FRA).  Foi apenas na década de 1960 que os caminhos entre os carros de passeio e os protótipos de pista tomaram rumos diferentes. Hoje, o que se vê na ponta do grid na pista de La Sarthe tem bem mais em comum com um carro de Fórmula 1 do que, por exemplo, com um 911.

É justamente por isso que o Porsche 963 RSP é tão notável. Trata-se de um verdadeiro 963 LMDh, domesticado o suficiente para uso nas ruas, cujo nossos colegas do Motor1.com US tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais como essa ideia maluca pode ser transformada em realidade.

Durante o Petit Le Mans, que encerrou a temporada do IMSA (International Motor Sports Association) no ano passado, um grupo de funcionários da Porsche se reuniu para discutir como poderiam comemorar os 50 anos da criação do 917 de rua. A Porsche fez aquele carro para o Conde Rossi, herdeiro da fortuna da Martini & Rossi (sim, daquela marca de bebidas).

Apesar de ter interior completo, o carro de Rossi era um legítimo vencedor de Le Mans adaptado para andar nas ruas. O italiano chegou a emplacá-lo no estado do Alabama, nos EUA, e de fato aproveitou o carro pelas ruas.




Foto de: Porsche

“Foi no dia 12 de outubro que algumas pessoas se reuniram e começamos a pensar: ‘Como poderíamos reimaginar uma história como essa nos dias de hoje?’”, lembra Timo Resch, CEO da Porsche Cars North America, durante uma mesa redonda virtual com a imprensa. “E foi nesse dia que demos início ao projeto, envolvendo pouquíssimas pessoas.”

Eles criaram o que na Alemanha se chama de Projeto Submarino, ou seja, aquele que envolve o menor número de pessoas possível e permanece invisível até que realmente precise emergir.



Porsche 963 RSP

Foto de: Porsche

A equipe rapidamente concluiu que homologar completamente o 963 para uso regular nas ruas era impossível. O carro é simplesmente distante demais dos requisitos de um veículo de passeio, e seria necessário modificá-lo tanto a ponto de deixá-lo irreconhecível. E qual era a alternativa? Criar uma unidade única, o mais próxima possível do carro de corrida, e que pudesse obter uma autorização especial para rodar em vias públicas de forma extremamente limitada.

Claro que a Porsche precisaria trabalhar em conjunto com a Porsche Penske Motorsport para tornar isso realidade, e o time decidiu que o nome do piloto oficial da equipe seria o dono ideal para o carro. O nome RSP vem das iniciais do “Capitão”: Roger Searle Penske.




Foto de: Porsche

Apesar do visual, a Porsche Motorsport na Alemanha preparou um chassi novo para o 963 RSP, sem reaproveitar a bolha utilizada nas corridas. O design ficou sob responsabilidade de Grant Larson, da Porsche Exclusive Manufaktur, mas a montagem foi feita na sede da Porsche Cars North America em Atlanta, na Geórgia. Por lá, o carro foi construído atrás de divisórias temporárias, para que os outros técnicos não soubessem do que se tratava.

“Muita coisa mudou na suspensão e nos sistemas para deixar o carro mais dócil e parecido com um veículo de rua, mas mantendo o pedigree do 963 de corrida”, explica Jonathan Diuguid, diretor-geral da Porsche Penske Motorsport. “E mais do que isso: o nível de acabamento que o time de restauração de Atlanta conseguiu atingir não tem nada a ver com o que se vê num carro de corrida.”

Não que os carros de corrida não sejam verdadeiras obras de arte, mas seus painéis de fibra de carbono têm acabamento bruto e são apenas envelopados com vinil. Já no RSP, os artesãos da Porsche lixaram a carroceria e pintaram no mesmo tom Martini Silver do 917 do Conde Rossi. O interior foi revestido em Alcantara, no mesmo tom bege do 917. Há ainda toques pensados para o uso cotidiano, como couro nas empunhaduras do volante e até um porta-copos removível feito em impressão 3D.




Foto de: Porsche

Algumas mudanças na carroceria também foram necessárias. O regulamento de corrida exige grandes aberturas sobre os para-lamas para evitar que o carro decole em caso de rodada. No RSP, a Porsche criou peças que fecham essas aberturas, mas ainda permitem ventilação. A equipe também teve que adaptar suportes para as placas dianteira e traseira.

Apesar dessas melhorias de usabilidade, o RSP é, essencialmente, um 963 de corrida. Ele traz um V8 biturbo de 4,6 litros combinado com o sistema híbrido padrão da categoria, composto por um motor elétrico e eletrônica vinda da Bosch, além de câmbio sequencial de sete marchas da XTrac. A bateria, pequena e de 800V, é da Fortescue Zero e fica parafusada por baixo da cápsula de carbono.



Porsche 963 RSP

Foto de: Porsche

O motor é derivado do V8 aspirado do 918 Spyder, que por sua vez veio do LMP2 RS Spyder dos anos 2000. Ele compartilha cerca de 80% dos componentes com o 918, o que facilitou sua adaptação para uso com a gasolina disponível em postos de combustível. Ainda assim, calibrar esse V8 para rodar com combustível comum foi um grande desafio.

A Porsche Penske também ajustou a entrega do sistema híbrido para ser mais suave, especialmente em baixa velocidade. A marca não divulga potência do RSP, mas o carro de corrida entrega por volta de 700 cv, divididos entre o motor V8 e o sistema híbrido, dependendo do equilíbrio de desempenho (BoP).

Assim como no carro das pistas, o 963 RSP utiliza os mesmos pneus Michelin de chuva dos carros de corrida e rodas OZ de 18 polegadas. A Porsche elevou ao máximo a altura da suspensão e deixou os amortecedores na configuração mais suave para permitir o uso urbano — embora o conforto, como se imagina, ainda seja limitado. E sim, o carro tem setas e buzina.



Porsche 963 RSP

Foto de: Porsche

O lendário 917 era ligado com uma chave furada para economizar peso. Já ligar o 963 exige um notebook e o auxílio de uma equipe especializada. Algo que exigirá um pouco de planejamento de Penske, mas como a Porsche lembra, ele tem uma equipe e um autódromo próprios.

A Porsche obteve permissão das autoridades francesas para rodar com o carro nas redondezas de Le Mans. As placas utilizadas são aquelas destinadas a fabricantes que testam protótipos – como as nossas placas verdes – o piloto Timo Bernhard, hoje embaixador da marca, dirigiu o 963 RSP ao lado do 917 de Rossi pelas estradas próximas ao circuito.

“Foi uma experiência que vai me marcar para sempre”, disse ele. “Dirigir ao lado de um 917 numa estrada pública — parecia um sonho. O carro se comportou perfeitamente, mais amigável e tolerante que o 963 de corrida, e muito mais confortável, principalmente por eu não precisar de todo o equipamento de segurança.”



Porsche 963 RSP

Foto de: Porsche

Penske ainda terá que esperar um pouco para levar o carro para casa. Ele será exibido em Le Mans e depois irá ao Museu da Porsche. No mês seguinte, participará do Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, onde subirá a famosa ladeira do circuito. Em agosto, vai para a Monterey Car Week, na Califórnia, com mais testes de estrada para só então ser definitivamente entregue ao “Capitão”.

Por ora, a Porsche não tem planos para produzir outro 963 de rua. Mas isso não significa que isso nunca vá acontecer. “Claro que não faremos outro exatamente igual, por conta da natureza do projeto… mas como disse antes, nunca diga nunca”, afirma Urs Kuratle, chefe do projeto Porsche LMDh. “Somos uma empresa que gosta de vender carros, então se surgir a oportunidade de repetir a ideia no futuro, por que não? Mas neste momento, nada está previsto.”

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