Santa Isabel está no topo da lista de cobertura geral de vacinação na região do Alto Tietê. Os números são divulgados em tempo real pela plataforma do Ministério da Saúde, que considera a abrangência de 19 vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação, voltado às crianças menores de um ano. O feito foi atingido no dia 11 de junho e reflete o desempenho das ações públicas para melhorar a saúde na cidade que figura na melhor posição da região, à frente de cidades como Arujá, Suzano, Mogi das Cruzes e Guararema.
Para elaboração do índice, o ministério ontabilizou os números de doses aplicadas das vacinas: BCG, DTP, DTP (1º reforço), dTpa adulto, febre amarela, hepatite A infantil, hepatite B, hepatite B (30 dias), meningo C, meningo C (1º reforço), penta (DTP/HepB/Hib), pneumo 10, pneumo 10 (1º reforço), pólio injetável (VIP), pólio oral bivalente, rotavírus, tríplice viral 1ª dose, tríplice viral 2ª dose e varicela.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Santa Isabel, a alta cobertura vacinal ganhou força no final de 2022, com a implementação de ações como capacitações, intensificação dos treinamentos sobre imunização, além da organização de grupos técnicos de enfermagem.
Houve ainda a informatização e sistematização dos registros de dados vacinais e a melhoria da “rede de frio”, que garante a qualidade dos imunobiológicos distribuídos pelo Ministério da Saúde.