A instalação de um Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) em Poá é a proposta do candidato a prefeito Saulo Souza (PP) para a zerar a fila de espera por exames existente na cidade. O serviço será instalado na obra inacabada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Calmon Viana.
Segundo ele, a medida é urgente para que os pacientes recebam seu diagnóstico de maneira rápida e não precisem aguardar o surgimento de vagas por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), gerenciado pelo governo estadual. “Esse é um grande gargalo existente no sistema de saúde de Poá. Nossa população precisa esperar durante meses para fazer um exame e muitas vezes a doença se agrava. Algumas pessoas morrem aguardando”, detalhou. Atento a essa realidade, Saulo Souza, mesmo sem mandato político, trouxe para Poá nos últimos dez anos a Carreta da Mamografia, onde milhares de mulheres puderam fazer exames preventivos contra o câncer de mama gratuitamente na cidade.
Segundo ele, esse e outros exames, como ultrassonografia e ecocardiograma, poderão ser feitos no CDI. “Teremos condições de concentrar o atendimento da população nesse novo serviço. O que nós precisamos é que os pacientes tenham um atendimento digno, com diagnóstico e tratamento rápido e eficiente”, acrescentou o candidato do PP, que tem como vice em sua chapa o delegado Eliardo Jordão (PP), o Delegado Eliardo.
Outras propostas
Em seu plano de governo para a Saúde, Saulo Souza também prevê a informatização dos serviços; a retomada dos atendimentos de Ortopedia; a valorização dos servidores; a implantação do Sistema Integrado de Gestão em Saúde, por meio de inovações tecnológicas, compreendendo prontuário eletrônico, telemedicina, telediagnóstico e telemonitoramento; a retomada do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) com foco na atenção primária e na prevenção; a instalação no Pronto Atendimento Municipal de Poá de um equipamento de tomografia para exames agendados e de urgência, entre outras ações.
Plano de governo Plano de governo
A Saúde é um dos seis eixos trabalhados no plano de governo da coligação “Muda Poá”, composta pelos partidos PP, Avante, MDB e PRD. O documento, que também apresenta as propostas nas áreas de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, pode ser consultado no Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).