Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaque
  • Câmara de SP aprova criação de “universidade” para agentes da GCM

Câmara de SP aprova criação de “universidade” para agentes da GCM

Os vereadores de São Paulo aprovaram em primeiro turno, na sessão ordinária de quarta-feira (15), projeto oriundo do Executivo que dá aval para a criação da Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana, a AEPSU. Em suma, é uma espécie “universidade” voltada para a qualificação de agentes de segurança da capital, como os da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Não houve votos contrários ao texto.
Se sancionada, ela sucederá a Academia de Formação em Segurança Pública (AFSU), criada por meio de decreto em 2018. Com fins de “racionalidade dos recursos públicos”, a estrutura em vigor será integrada a futura, ainda sob o escopo da pasta de Segurança Pública. Com a mudança, o governo do prefeito Ricardo Nunes (MDB) quer fortalecer os estudos da área e a capacitação dos mais de 7,5 mil agentes da guarda.
Integrantes da Defesa Civil e de outras Juntas Militares também estarão aptos a participar das atividades.
Outro ponto salientado na justificativa é o pioneirismo, pois a capital paulista será o primeiro município no país a instituir um local desse tipo. Um dos itens da lei, aliás, abre a possibilidade de parcerias com outras GCMs, por meio de intercâmbios e oferta de vagas. Uma das parlamentares que mais celebrou a aprovação foi Edir Sales (PSD) ao ressaltar que a academia melhorará o preparo da corporação.

VEJA MAIS

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

Como parte da nova campanha de prevenção e controle das arboviroses intitulada Não dê chance…

Por Que Sam Altman Não Será Responsabilizado Pelos Gastos Exorbitantes da OpenAI

Sam Altman se comprometeu a investir um total de US$ 1,4 trilhão em data…