Os vereadores de Guarulhos aprovaram na sessão ordinária de quarta-feira (24), Moção de Apelo de autoria do vereador Guto Tavares (PDT) que solicita à Motiva, concessionária encarregada por manter a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a isenção da cobrança de pedágio do sistema “free flow” para moradores da cidade. A manifestação vem no embalo de declaração no começo da semana do prefeito Lucas Sanches (PL) de enviar ofício às autoridades competentes com o mesmo objetivo.
Entre os pontos apresentados na moção, consta itens como a iminência de a cobrança poder causar problemas a quem irá utilizar a pista local da Dutra, causando sobrecarga, de igual modo, a vias dentro da cidade e de que ela se “sustenta num sentimento de indignação ecoado pela imensa maioria da população”. Na tribuna, Guto disse que a questão se arrasta desde 2022, quando foi realizada a renovação do contrato de concessão por mais trinta anos.
Também criticou a falta de contrapartidas concretas por parte da Motiva (antiga CCR), além de salientar a realização de reunião na sede da ANTT, em Brasília (DF), na sexta-feira (26), para autorizar a cobrança da modalidade. Diversos outros vereadores aderiram à causa de Guto, o que fez a moção ser aprovada de maneira simbólica.