Em 1ª discussão, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Resolução 42/2024, que altera o Regimento Interno para permitir a eleição de suplentes para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º secretários da Mesa Diretora. A proposta gerou debates acalorados e tentativas de adiamento da votação.
O vereador Prof. Danilo (PSD) criticou a mudança, dizendo que “aprovar essa medida é desmerecer e zombar da cara dos vereadores eleitos”. Já o edil Paulinho Maiolino solicitou vista do projeto, mas a proposta foi rejeitada por 11 votos.
Quatro vereadores manifestaram apoio ao projeto, incluindo Abelzinho (PL), GCM Uelton Almeida (União Brasil), Vinícius Pateta (PSD) e Luiz Fernando (PSD).
Abelzinho argumentou que a medida é legítima e que a Mesa Diretora tem direito a propor essas mudanças, enquanto Luiz Fernando e Vinícius Pateta defenderam a inclusão de suplentes, destacando o valor igual de cada voto no Plenário.
O projeto também define que, se o titular retornar, haverá uma nova eleição em 48 horas e estipula que, no início de uma nova Legislatura, a eleição da Mesa deve ocorrer em até 72 horas após a posse. Nos demais anos, deve ocorrer entre 10 e 20 de novembro.