As vendas de modelos eletrificados continuam subindo no mercado brasileiro, de acordo com o balanço do primeiro semestre de 2025 da consultoria Bright Consulting. No acumulado de 2025, já são 111.095 veículos eletrificados, um salto de 41,9% frente ao mesmo período de 2024 (78.283), elevando a participação anual de 7,3% para 9,8%.
VEJA TAMBÉM:
Levando em conta apenas o mês de junho, foram 20.590 unidades de veículos eletrificados emplacadas, volume próximo ao de maio (21.404), mas 44,7% superior ao registrado em junho de 2024 (14.229). A participação no mês foi de aproximadamente 10,2% do total de vendas.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O modelo eletrificado mais vendido em junho de 2025 foi o BYD Dolphin Mini, com 6.501 unidades, seguido pelo SUV médio GWM Haval H6 PHEV (1.763) e do crossover Fiat Fastback (3.225).
Dentro deste contexto dos modelos eletrificados, os modelos de marcas chinesas merecem destaque com 8% de participação em junho, um ponto percentual abaixo de maio. Apesar da oscilação pontual, o acumulado do ano mantém tendência de crescimento, especialmente puxado por BYD e GWM.
Vendas diretas em alta
Imagem: Divulgação
No cômputo geral, o mercado automotivo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 em alta. Os emplacamentos acumulados do ano atingiram 1.129.004 unidades, superando as 1.075.696 registradas no mesmo período de 2024 — um crescimento de 4,9% no comparativo anual.
Apesar da queda em junho frente a maio (–5,7%), o desempenho segue neutro frente ao mesmo mês de 2024 (–0,2%, indicando estabilidade). Em junho de 2025, foram emplacados 201.740 veículos, contra 213.984 em maio e 202.228 em junho de 2024. Venda direta sustenta o crescimento, apesar da retração no showroom
A venda direta segue como motor do crescimento, representando 50,0% das vendas em junho — patamar estável frente a maio (50,2%) e bem acima dos 44,6% registrados em junho de 2024. No acumulado do ano, 46,3% dos emplacamentos foram por venda direta, contra 42,4% no mesmo intervalo do ano anterior.
Os números absolutos refletem esse avanço: foram 100.873 veículos via venda direta em junho, superando os 90.130 de junho/2024. Já o showroom recuou de 112.098 unidades para 100.867, uma queda de 10,0%, sinalizando uma retração nas vendas a consumidores finais aliada a uma mudança estrutural no perfil de consumo, com um aumento nas assinaturas de veículos.