Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaque
  • Bolsonaro tende a se manter longe do STF no julgamento da trama golpista – CartaCapital

Bolsonaro tende a se manter longe do STF no julgamento da trama golpista – CartaCapital

O julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado começará nesta terça-feira 2 no Supremo Tribunal Federal. Embora o ex-presidente possa solicitar autorização para comparecer, a expectativa é que ele não esteja presente nas sessões. O martelo, porém, ainda não foi batido.

A orientação de seus advogados é que ele permaneça em casa. Para a defesa, a ida ao tribunal poderia transformar o julgamento em um ato político e fragilizar a estratégia jurídica. Além disso, por cumprir prisão domiciliar, o ex-capitão só poderia marcar presença se recebesse o aval do ministro Alexandre de Moraes.

Nos bastidores, aliados relatam que Bolsonaro cogitou aparecer em momentos pontuais, como na abertura ou no encerramento do julgamento, em um gesto de “resistência”. Até o momento, no entanto, não houve qualquer pedido oficial ao STF.

O julgamento, que envolve também aliados civis e militares, se dividirá em cinco sessões ao longo das duas primeiras semanas de setembro. As acusações contra os réus incluem tentativa de golpe de Estado, associação criminosa e dano ao patrimônio público. A Procuradoria-Geral da República pede condenações que, no caso de Bolsonaro, podem ultrapassar 40 anos de prisão.

Enquanto a defesa insiste que ele não compareça, a decisão final permanece em aberto, mas o mais provável é que Bolsonaro acompanhe o desfecho de casa.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Produção de motos apresenta melhor resultado do ano

A produção de motos cresceu em agosto, alcançando o melhor resultado do ano. É o…

Dino pede investigação à PF por “gravíssimas ameaças” após voto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Polícia Federal (PF) a…

Projeto de enfrentamento à violência contra a mulher e outros 4 propostas avançam na Comissão de Finanças

Na manhã desta quarta-feira (10/9), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de…