Os primeiros carros Neue Klasse da BMW apareceram nas décadas de 1960 e 1970 criaram a marca que conhecemos e amamos hoje. É claro que a BMW já fabricava carros desde o final da década de 1920, mas foi somente quando o sedã 1500 chegou em 1962 e o icônico 2002 em 1969 que a BMW se tornou BMW graças à Neue Klasse.
Portanto, quando a montadora revive um nome tão importante, você sabe que é algo importante. Hoje, a nova família Neue Klasse faz sua estreia na produção no Salão do Automóvel de Munique na forma do iX3, sem dúvida o carro mais importante da BMW em décadas.
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Fonte: BMW
O iX3 é o primeiro de muitos carros a rodar na plataforma Neue Klasse EV. É uma ruptura com a estratégia atual da BMW de vender carros elétricos e de combustão interna com a mesma estrutura, como acontece com os modelos das Séries 4, 5 e 7. Esse iX3 conviverá com o X3 atual, movido a gasolina.
A BMW está prometendo grandes feitos. O iX3 50 xDrive terá um alcance de 800 km, com 470 cavalos de potência e 65,4 kgfm de torque a partir de dois motores elétricos. Eles são alimentados por uma bateria 115 kWh de capacidade bruta, ou 108 kWh usáveisO preço base prometido é de cerca de US$ 60.000 (R$ 327,5 mil). Isso torna o iX3 cerca de US$ 10.000 (R$ 54,5 mil) mais caro do que o atual X3 de quatro cilindros vendido nos EUA. Mas o elétrico tem muito mais potência e, é claro, é muito mais eficiente.

Foto de: BMW

Foto de: BMW

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Os carros da Neue Klasse são construídos com a primeira arquitetura de 800 Volts da BMW, que, entre outras coisas, permite velocidades de carregamento elevadas. O iX3 pode carregar até 400 kW, ou cerca de 426 km de alcance, em 10 minutos em um carregador rápido. Isso está longe do carregamento de Megawatt (mW, ou 1.000 kW) de alguns elétrico chineses, mas faz do iX3 um dos elétricos de carregamento mais rápido.
Em comparação com o X3 a gasolina, o iX3 é um pouco maior em distância entre eixos e comprimento total, mas menor na maioria das outras dimensões. O design é inspirado nos carros-conceito Neue Klasse e Neue Klasse X e, é claro, nos sedãs e cupês originais da década de 1960. Os faróis quádruplos são uma assinatura de longa data da BMW e as grades altas e finas são como as dos carros Neue Klasse originais.
De lado, o iX3 não difere tão drasticamente do X3, ambos com para-lamas de lado plano e uma linha de caráter ascendente que atravessa as portas, mas o elétrico tem ombros traseiros que se inclinam mais para baixo. Na parte traseira, o iX3 tem lanternas traseiras largas, mas são unidades distintas, evitando a tendência da barra de luz interligada que tantas outras montadoras adotaram. Mas não se preocupe, as grades tradicionais da marca ainda se iluminam se você optar pelo pacote M Sport Professional.

Foto de: BMW

Foto de: BMW

Foto de: BMW
O exterior é diferente de outros modelos da BMW, mas ainda assim é distintamente BMW. Por outro lado, o interior é muito mais diferente. Em vez de um conjunto de medidores tradicionais, você tem uma tela fina e larga na base do para-brisa que mostra a velocidade e outras informações importantes sobre a direção. A tela central hexagonal sensível ao toque também executa o mais recente sistema de infoentretenimento da BMW, o Operating System X.
O mais importante no iX3 é o que você não consegue ver. Esse é o primeiro veículo definido por software (SDV) da BMW, seguindo uma tendência iniciada pela Tesla e pela Rivian, de usar menos computadores e mais potentes para controlar as funções do veículo. Um carro tradicional tem toneladas de unidades de controle discretas que gerenciam todos os tipos de funções diferentes – tudo, desde o trem de força até os vidros elétricos. Um SDV integra várias funções em um único computador. A BMW os chama de “supercérebros”, e há quatro para todo o veículo.
Um deles, chamado pela BMW de “Heart of Joy”, integra todos os sistemas dinâmicos do carro – trem de força, freios, direção, suspensão – em uma única unidade. O resultado é um controle mais preciso de como o iX3 dirige, o que, segundo a BMW, beneficia o conforto, o manuseio e a eficiência.
Outro supercérebro controla todos os sistemas de assistência ao motorista. Como padrão, o iX3 recebe controle de cruzeiro adaptativo e assistência para manter a faixa de rodagem, enquanto um sistema de condução em rodovia sem o uso das mãos é opcional. A BMW afirma que esse novo sistema permite uma transferência mais perfeita entre o homem e a máquina. O motorista pode ignorar os sistemas de assistência com, por exemplo, um comando de direção ou de frenagem, mas eles não desligam o sistema automaticamente. Em vez disso, eles voltam a se integrar perfeitamente depois que o motorista faz sua intervenção.

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Fonte: BMW
O iX3 usa motores desenvolvidos internamente pela BMW, que evitam ímãs permanentes. A BMW afirma que esses novos motores são 40% mais eficientes do que seus antecessores, além de serem 10% mais leves e 20% mais baratos de fabricar. As células da bateria também são 20% mais densas em termos de energia do que as células atuais da BMW. A BMW também desenvolveu os inversores internamente e suporta o carregamento bidirecional, o que significa que você pode alimentar eletrônicos com seu carro.
Como é típico da BMW, o iX3 usa um eixo dianteiro MacPherson strut com um novo design de traseira multi-link. A distribuição de peso é de 48,6% na dianteira e 51,4% na traseira, embora a BMW não tenha informado o peso real. O tempo estimado de 0 a 100 km/h é de 4,7 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. As rodas de série são de 20″, mas as rodas de 21 e 22″ são opcionais como parte do pacote M Sport.
A BMW construirá o iX3 em uma nova fábrica em Debrecen, Hungria, com produção nos EUA prevista para começar no primeiro trimestre de 2026.

Foto de: BMW