Janaína Paschoal (PP) apresentou projeto para subir multas a tutores irresponsáveis
O crescente número de ataques de cachorros de grande porte na cidade de São Paulo e a falta de punição devida aos seus donos são motivos de preocupação para a vereadora Janaína Paschoal (PP).
Na sessão da Câmara Municipal da capital na terça-feira (28), ela fez um discurso mais profundo sobre o tema.
Autora de lei que aumenta as punições para tutores irresponsáveis, Janaína aproveitou para criticar a falta de devida fiscalização sobre o problema.
Apresentado no ano passado, o projeto de lei dá nova redação a outra de 2001 que regulamenta o transporte e a posse de bichos de estimação em toda a capital paulista.
Hoje, se um proprietário for flagrado com seu animal em lugares públicos sem equipamentos como guia e coleira, ele recebe multa no valor de R$ 100. Se aprovado o PL, a punição sobe para R$ 500.
Caso o mesmo ocorra com cães de raças como pit bull e rottweiler, a infração pode chegar a até R$ 5.000.
Todavia, Janaína declarou ter recebido pedido de seu colega de parlamento, Roberto Trípoli (PV), autor do texto original, para retirar menções explícitas a essas raças.
O vereador ligado à causa animal argumentou que nem todos os cães são agressivos.
Janaína questionou de que forma um fiscal saberia se um animal é agressivo ou não.
A parlamentar ainda declarou ter criado as mudanças após ter recebido em seu gabinete denúncias por toda a cidade.
“São muitos os casos. (…) Eu entendo que nós não podemos fugir desse debate. Porque eu recebi denúncias de todos os bairros da capital”, afirmou.