Astrônomo brasileiro pode ter encontrado “atalho” para viagem até Marte

O astrônomo brasileiro Marcelo de Oliveira Souza afirma ter identificado um possível “atalho” que permitiria chegar a Marte em apenas 33 dias. O tempo é significativamente menor do que as estimativas atuais, que variam entre seis e nove meses só para a ida, podendo chegar a quase três anos em uma missão completa de ida e volta.

Os cálculos foram publicados na revista científica Acta Astronautica em abril e apresentam dois perfis de missão considerados viáveis, com janelas de lançamento em 2027, 2029 e 2031.

Segundo Souza, seria possível realizar a viagem completa em cerca de 153 dias, com 33 dias até Marte, 30 dias em órbita e 90 dias de retorno à Terra. Em outro cenário, a missão levaria 226 dias, sendo 56 dias de ida, 35 dias em órbita e 135 dias para o retorno.

As estimativas foram baseadas em estudos de asteroides cujas trajetórias passam próximas à Terra. O pesquisador, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), identificou um erro nos cálculos da órbita do asteroide 2001 CA21. A correção abriu novas possibilidades para trajetórias mais eficientes rumo a Marte.

O estudo pode ter impacto relevante no futuro da exploração espacial. Além de reduzir custos operacionais e logísticos, viagens mais curtas diminuiriam o tempo de exposição dos astronautas à radiação.

“Provavelmente, missões tripuladas a Marte devem acontecer nas próximas décadas”, afirmou Souza, em declaração divulgada pela UENF. “Pesquisas como a minha mostram que existem formas de tornar essas viagens mais rápidas, o que pode reduzir os riscos para os astronautas.”
 
 

Um sucesso ambiental impulsionado pela cooperação global

 Notícias Ao Minuto | 12:00 – 04/05/2026

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

GCM de Santa Isabel amplia atuação e reforça segurança em todo o município

A Guarda Civil Municipal de Santa Isabel tem desempenhado um papel cada vez mais importante…

Mogi intensifica vacinação e vigilância contra febre amarela após alerta epidemiológico

A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforçou as ações de prevenção, monitoramento e vacinação contra…

Nova estação Sesc-Pompeia facilitará acesso a polo cultural e de entretenimento na zona oeste

A população da zona oeste da capital paulista ganhará, nos próximos dias, uma nova opção…