• Home
  • Destaque
  • Alesp sedia posse de diretoria do Núcleo São Paulo, rede de empresas juniores paulistas

Alesp sedia posse de diretoria do Núcleo São Paulo, rede de empresas juniores paulistas

Dezenas de jovens empreendedores ocuparam o auditório Franco Montoro para prestigiar a posse da nova diretoria do Núcleo São Paulo (NSP), rede de empresas juniores paulistas. A cerimônia, que serviu também como um balanço da atividade do grupo em 2025, foi realizada na noite desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por iniciativa da deputada Fabiana Bolsonaro (PL).

 

O Núcleo São Paulo prova que, quando o jovem tem espaço, orientação e desafios, ele entrega resultado, maturidade e transformação. Na política também precisamos de jovens com esse tipo de pensamento, gente com visão, preparo e coragem, para que, no futuro, possam criar políticas públicas que realmente melhorem a vida do povo“, disse Fabiana.

 

A parlamentar coordena a Frente Parlamentar de Apoio e Fomento aos Conselhos Municipais de Juventude e definiu o cuidado com os jovens como uma de suas principais bandeiras. “É a soma da força da juventude com a vontade de fazer do Legislativo. Eu tenho certeza que agora esses jovens vão se desenvolver ainda mais“.

 

A nova presidente-executiva do NSP, Ana Beatriz Chieco, estudante de Administração da Universidade de São Paulo, diz que tem a missão de carregar um legado e se preparar para enfrentar os novos desafios e manter o trabalho frutífero da entidade.

A nossa missão é trazer mais inovações para o Núcleo de São Paulo e ter mais conexões para que possamos contribuir com as pessoas, com a sociedade e ter esse impacto tão legal, disse a jovem.

 

O Núcleo São Paulo

O Núcleo São Paulo é uma rede de empresas juniores paulistas, que são associações sem fins lucrativos constituídas e geridas por estudantes do ensino superior. O NSP faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro, que conta com cerca de 1,6 mil associações ao redor do país.

 

Atualmente, o NSP reúne 67 empresas juniores, de pelo menos 31 instituições de ensino superior, de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do Vale do Paraíba e da Baixada Santista. Associações de universidades como USP, Unifesp, Unesp, Mackenzie, PUC, FGV e ITA compõem a rede do Núcleo.

 

O Movimento Empresa Júnior é o maior formador de lideranças que temos dentro da universidade. Por meio das empresas juniores, conseguimos não só capacitar jovens para que eles tenham contato com o mercado ainda na graduação, mas também desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e, assim, conseguimos jovens muito mais comprometidos e capazes“, detalha Ana Chieco.

 

Em 2025, as associações do NSP faturaram R$ 17,6 milhões, o que representa 20% de todo o faturamento do movimento de empresas juniores do país. Esse montante é inteiramente reinvestido em educação empreendedora. Ao todo, a rede é composta por 2,3 mil estudantes e executou 1,2 mil projetos no último ano.

 

A nova presidente da instituição destacou que, além da evolução individual de cada estudante universitário, as empresas juniores promovem efeitos positivos ao país. “Há um impacto para a sociedade por meio dos projetos que as empresas realizam, seja no mercado privado ou com órgãos públicos. Tudo isso é em prol de um Brasil mais empreendedor, mais ético e mais educador“, resume a estudante.

VEJA MAIS

Polícias de 8 estados fazem mega operação contra abuso sexual infantil

Uma grande operação reúne polícias civis de oito estados no combate à pedofilia e ao…

Comitê inicia estratégia de financiamento para economia circular em Brasília

O Comitê Brasileiro de Financiamento Circular (CBFC) será instituído na manhã desta sexta-feira (25), em…

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), o nome da senadora…