Divulgação/Aliare
Acessibilidade
A goiana Aliare, holding de soluções tecnológicas para o agronegócio, anunciou com exclusividade para a Forbes Agro a aquisição estratégica da Agrometrika, empresa de Vinhedo (SP) com mais de 15 anos de atuação em gestão de crédito e risco rural. A operação, cujo valor não foi divulgado, é o terceiro movimento de Fusões e Aquisições (M&A) da Aliare desde sua fundação em 2021 e sinaliza sua ambição de se tornar a Big Tech do Agro até 2030.
A conquista desse status porém exigirá driblar grandes concorrentes nos segmentos de sistema de gestão e crédito rural como a Pecuária de Precisão, da holandesa dsm-firmenich, a Solinftec e a Sette (fusão entre A de Agro e Bart Digital).
“A Aliare aspira ser, até 2030, a principal referência em tecnologia especializada para o agronegócio,” Carlos Barbosa, CEO da Aliare.
“Isso significa liderar a transformação digital do setor com soluções inteligentes, escaláveis e inovadoras, capazes de gerar valor real para toda a cadeia — do produtor à indústria. Nossa meta é consolidar a companhia como a plataforma tecnológica líder nos segmentos em que atuamos, com destaque em market share”.
A aquisição ocorre em um momento propício, pois o agro brasileiro enfrenta escassez de crédito e desafios crescentes na gestão de risco entre produtores e fornecedores.
A Agrometrika, que já tem cerca de R$ 110 bilhões em crédito rural aprovado em sua plataforma, traz uma especialidade vital para o ecossistema da Aliare, que já atende mais de 5 mil clientes no Brasil e no Paraguai, com receita bruta anual superior a R$ 150 milhões.
Gestão de crédito e risco
O fluxo de trabalho da Agrometrika abrange todo o processo de crédito agrícola – da análise, decisão e formalização ao acompanhamento da safra – permitindo maior segurança e previsibilidade na concessão de recursos.
A integração à Aliare é um movimento que visa eliminar a fragmentação de sistemas e elevar a eficiência na tomada de decisão dos clientes.
“A chegada da Agrometrika fortalece o ecossistema Aliare em um dos temas mais estratégicos do agro: o crédito. Ao integrar gestão, comercial e risco em um fluxo digital único, aumentamos o valor que entregamos a cada cliente,” afirma Carlos Barbosa, CEO da Aliare.
O diretor de Novos Negócios e M&A, Eduardo Bitu, reforça que a Agrometrika se encaixa perfeitamente na estratégia de sinergia, eficiência operacional e inteligência aplicada da Aliare. A Agrometrika passará a integrar a Conexa Aceleradora, mantendo seu time de fundadores, como Fernando Pimentel, à frente da operação.
Consolidação no mercado de tecnologia agrícola
A agtech se consolida como uma das maiores do ecossistema integrado de tecnologia para o agronegócio com um portfólio de 14 linhas de produtos, que inclui um sistema de software integrado que ajuda as empresas a gerenciar e automatizar suas principais operações (ERP), um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), inteligência de negócios (BI), além de soluções fiscais e digitais – A busca por soluções que otimizem o crédito e o risco é fundamental para o setor financeiro.
A união de forças entre a Aliare (que reúne empresas como Siagri, Datacoper, Solution, Implanta e a startup Wemov) e a Agrometrika posiciona a nova gigante tecnológica como uma referência no uso de inteligência de dados para mitigar a insegurança financeira no campo.