Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Regional
  • Adeus, chip de celular? A tecnologia que vai mudar sua vida já chegou

Adeus, chip de celular? A tecnologia que vai mudar sua vida já chegou

Os chips de celular (ou cartões SIM) têm sido uma peça fundamental na comunicação móvel há mais de 30 anos / Freepik

Os chips de celular (ou cartões SIM) têm sido uma peça fundamental na comunicação móvel há mais de 30 anos. Esse pequeno módulo, chamado em inglês de Subscriber Identity Module, foi lançado em 30 de julho de 1991 como um item obrigatório nas redes GSM.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar de geralmente ficarem escondidos dentro dos nossos aparelhos, os chips têm um papel essencial nas ligações, no envio de mensagens e no acesso à internet do plano contratado.

Continua depois da publicidade

Os 5 melhores celulares da Samsung com melhor custo-benefício para comprar em 2025

Mas com o avanço da tecnologia, uma mudança importante está chegando. As principais operadoras da Espanha, como Movistar, Vodafone e Orange, estão adotando uma nova solução que pode substituir os chips físicos: o eSIM.

Continua depois da publicidade

Essa novidade é mais prática, segura e moderna, e promete ser o novo padrão para conectar dispositivos, tornando mais fácil o gerenciamento das linhas e oferecendo várias vantagens para os usuários.

O que é e como funciona o eSIM?

O eSIM é uma evolução do chip tradicional. Em vez de ser uma peça física, ele vem embutido diretamente no aparelho. Com isso, é possível usar uma mesma linha em diferentes dispositivos ou até ter vários números em um único celular.

Segundo o site Merca2.es, o eSIM também facilita a conexão com operadoras de outros países, uma vantagem e tanto para quem costuma viajar.

Continua depois da publicidade

Além disso, a ativação e a troca de operadora ficam muito mais simples, o que beneficia tanto consumidores quanto empresas. Normalmente, o uso do eSIM é gratuito, mas alguns serviços adicionais, como o MultiSIM (que permite usar a mesma linha em vários dispositivos ao mesmo tempo), podem ter custos extras.

Não é Apple nem Samsung: este é o telefone com a melhor câmera

Por exemplo, a Movistar oferece a troca de chip físico por eSIM de graça para novas linhas ou ao contratar o MultiSIM. Já na Orange e na Vodafone, a taxa para isso varia entre 5 e 15 euros.

Continua depois da publicidade

Conectividade sem fronteiras: o futuro do eSIM

A chegada do eSIM não melhora só a experiência dos usuários, ela representa um passo importante rumo a um modelo de telecomunicação mais global e flexível.

Poder usar a mesma linha em diferentes aparelhos, ter números de outros países e não precisar trocar fisicamente o chip são apenas alguns dos benefícios que tornam o eSIM uma das tecnologias mais promissoras para o futuro da conectividade móvel.

Embora os chips tradicionais ainda sejam usados, eles estão perdendo espaço. A tendência é que o eSIM se torne cada vez mais comum, acompanhando a evolução dos nossos aparelhos e abrindo caminho para um mundo mais conectado, prático e sem fronteiras.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Crusoé: Comissão vota convocação de Lewandowski para falar de megaoperação

A Comissão de Segurança Pública da Câmara vai votar na próxima terça-feira, 4, um requerimento…

Moraes se reúne com Cláudio Castro e Eduardo Paes na segunda-feira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estará no Rio de Janeiro nesta…

Educação, urbanismo, esporte, cultura e orçamento 2026 são os principais temas do Câmara na Rua em Paraisópolis

Neste sábado (1/11), o CEU Paraisópolis recebeu a 7ª edição do Câmara na Rua. Na…